Santo Ângelo é representado no Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas

  • Evento aconteceu entre 23 e 28 de novembro em Maceió (AL)

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 01/12/2014 às 16:07   |   Imprimir

Nesta segunda-feira, 1º, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres recebeu o relatório do 16º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado na semana passada (entre 23 e 28 de novembro) em Maceió (AL). O documento foi entregue pelo secretário de Meio Ambiente, José Ricardo Ferreira e pelo vereador Diomar Formenton, que representaram no evento o Poder Executivo e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Santo Ângelo, José Ricardo Ferreira, durante o evento foram discutidas as políticas públicas para conservação, preservação e recuperação de recursos hídricos do país. Ferreira explicou que em comparação com o restante do país, o Rio Grande do Sul ainda está em uma situação privilegiada, no entanto, alerta para a necessidade de encontrar mecanismos de retenção das águas da chuva e da reutilização da água.

Ainda de acordo com Ferreira, os agricultores deverão ser os grandes e principais parceiros nessas ações. “Para fazer uso da água, o próprio agricultor deverá fazer a retenção, seja através de cisterna, lago e cacimba, mas o mais importante é que os recursos hídricos excedentes armazenados na zona rural acabam nas águas subterrâneas, fortalecendo os mananciais”, finalizou.

Já o vereador Diomar Formenton, ressaltou que Santo Ângelo é exemplo para outros municípios, pois já possui um projeto que busca a recuperação e proteção de nascentes, córregos, sangas, rios e banhados localizados nas propriedades rurais – o “Protetor de Água”. Através da Lei 3.873, de autoria de Formenton, foi instituído o Plano Municipal de Convivência e Combate à Estiagem e Proteção aos Mananciais Hídricos, que prevê uma remuneração aos agricultores que preservarem nascentes e cursos de água.

Como o projeto já está em andamento, conforme Formenton, o próximo passo é a ampliação do trabalho em microbacias, dentro do município. O vereador salientou que esse projeto vem ao encontro de futuras preocupações relacionadas à água.