Prefeito renova compromisso com a Apae na comemoração dos 50 anos

  • Jacques Barbosa lembrou da trajetória da instituição, considerada modelo em atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 12/11/2021 às 09:11   |   Imprimir

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Ângelo comemorou seus 50 anos de fundação com evento especial na quinta-feira (11). A Apae local foi fundada em 15 de novembro de 1971.

Foram dois atos no auditório da instituição, iniciando com sessão solene da Câmara de Vereadores, proposta pela vereadora Jaqueline Possebom. Na sequência, ocorreu a entrega da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa, iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro.

Também foram realizadas as inaugurações do Jardim Sensorial e o espaço para treinamento das atividades de vida diária. O prefeito Jacques Barbosa fez a entrega da Cruz Missioneira ao presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, e destacou o reconhecimento ao trabalho da Apae, que segundo ele “muda a vida de muitas pessoas e transforma a convivência das famílias”.

Jacques lembrou que o Governo Municipal trabalha em parceria com a Apae. Relatou o orgulho em ter auxiliado na conquista do terreno que era do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, estava ocioso e hoje abriga “o moderno e inspirador Jardim Sensorial”.

Também destacou a criação da lei que instituiu o Programa Adolescente Aprendiz no âmbito da administração pública de Santo Ângelo com cinco vagas reservadas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla indicadas pela Apae. “A lei foi instituída no final de 2019 e depois a pandemia acabou atrapalhando, mas segue em vigor. É um programa de inclusão social, possibilitando oportunidade para que esses adolescentes também cresçam como cidadãos e possam atuar como servidores públicos”.

O chefe do Executivo elogiou o trabalho do presidente Adão Lago Pinto e dos demais membros da sua diretoria, da gerente administrativa e fundadora da Apae, Janira Mânica e da diretora da Escola de Educação Especial Raio de Sol, Ângela Rodrigues Colla de Almeida. “Gestores que sempre enfrentaram situações adversas firmes e convictos de que a dedicação e o amor a tudo supera”. E destacou a qualidade dos profissionais apaeanos: “ “A Apae é um orgulho para Santo Ângelo e para os municípios de sua abrangência. Ver pessoas abnegadas envolvidas na sua gestão e no seu quadro multidisciplinar de colaboradores, movidos pelo amor ao semelhante é inspirador”.

PRESENÇAS

Participaram dos atos comemorativos aos 50 anos da Apae, os deputados estaduais Eduardo Loureiro e Faisal Karam; presidente da Câmara de Vereadores; José Turozi, presidente da Federação Nacional das Apaes; Afonso Tochetto, presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul; Rosa de Souza, coordenadora regional de Educação; Vitor Kleinübing e Fernanda Gonçalves da Silva, alunos e autodefensores; major Enízio Silveira Vasconcelos, comandante do 7º RPMon e o tenente coronel Rafael Venturella, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes