Aberta a Semana Municipal e Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down

  • Programação foi realizada no Brique da Praça com mateada, recreação, teatro e pronunciamentos

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 20/03/2023 às 10:05   |   Imprimir

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEF) abriu na manhã do último domingo a Semana Municipal e Estadual de Conscientização da Síndrome de Down. A programação foi aberta com a realização da “Mateada da Síndrome de Down” promovida em meio a edição do Brique da Praça.
As atividades da Semana serão desenvolvidas de 21 a 28 de março, com o objetivo de promover a conscientização sobre a Síndrome de Down e fomentar a inclusão e o respeito às pessoas com essa condição, divulgando dos direitos e as garantias previstas na legislação.
Na solenidade de abertura, o deputado estadual Eduardo Loureiro, autor da lei que criou a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down, afirmou que a programação visa chamar a atenção para uma parcela importante que necessita de políticas públicas nas mais diferentes áreas e despertar a consciência da comunidade sobre isso. “O preconceito é uma barreira, muito pela falta de informação. A causa da inclusão é uma responsabilidade de todos nós”.
A atleta down Mariane Lomar, que recentemente conquistou medalhas de 2º e 3º lugar no campeonato brasileiro de atletismo, recebeu uma homenagem especial. E os alunos da Escola de Educação Especial Raio de Sol, mantida pela Apae Santo Ângelo, realizaram uma apresentação teatral.
Participaram do ato, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, representando o prefeito Jacques Barbosa; Carlos Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores; Rafael Paim, presidente do COMDEF; Luana de Moura, suplente de vereadora; Ângela Rodrigues Colla de Almeida, diretora da Escola de Educação Especial Raio de Sol; Tarcisio Posser, autodefensor da Apae Santo Ângelo Diomar Formenton, presidente do Fórum dos Conselhos Municipais.
O dia 21 de Março foi uma data escolhida de forma intencional, representando os três cromossomos 21 presentes nas células de pessoas com a síndrome. A síndrome não é uma doença, mas causada por uma alteração genética, que determina características específicas e também algumas limitações.
Texto/fotos: Hogue Dorneles