Teatro A Turma do Dionísio Realiza o Projeto “Esculturas Missioneiras na Cena”

  • Atividade são gratuitas e contam com recursos da Lei Paulo Gustavo, mediante aprovação em processo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 15/03/2024 às 11:22   |   Imprimir

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio iniciou um novo projeto cultural: Esculturas Missioneiras na Cena, com atividades em Santo Ângelo.
O eixo principal do Projeto é a realização de apresentações do espetáculo Escultórias Fascinantes e rodas de conversa. A peça utiliza o teatro de bonecos e atores para contar as histórias sobre as esculturas missioneiras produzidas pelos indígenas guarani, no período das Missões Jesuíticas. A montagem traz à cena réplicas em miniatura das esculturas especialmente confeccionadas pelo Grupo.
Na ficha técnica do espetáculo Escultórias Fascinantes, Jerson Fontana esculpiu as miniaturas e dividiu a Confecção dos Bonecos com Maristela Marasca. Maristela também assina a Pintura das Esculturas e os Figurinos. A Trilha Sonora Original é de Renato Fontana. A peça estreou em 2015.
O espetáculo será apresentado para estudantes de escolas públicas da cidade e na aldeia indígena Guarani, em Buriti. Além disso, estão previstas atividades complementares destinadas ao público em geral, como a produção e disponibilização de vídeo sobre o processo de construção das réplicas das esculturas que integram o espetáculo. O Projeto conta ainda, com medidas de acessibilidade, como a tradução em libras e a produção de vídeo com audiodescrição dos personagens.
Todas as ações são gratuitas e estão sendo realizadas com recursos do Lei Paulo Gustavo - Santo Ângelo, promovidas pela Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Secretaria Municipal da Cultura e Esportes, Ministério da Cultura e Governo Federal. Mais informações sobre o Projeto podem ser acessadas nas redes sociais da Turma do Dionísio e no perfil https://www.facebook.com/escultoriasfascinantes
Em 38 anos de atividade, o Grupo realizou mais de 2.700 apresentações, para mais de 790 mil espectadores, no Brasil, na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia, Ucrânia e Itália. Participou de diversos Festivais e projetos artísticos no Brasil e exterior. Realizou mais de 30 montagens de espetáculos e esquetes teatrais para público de diferentes idades.
Foto: Divulgação