Espetáculo destaca a rica história de Santo Ângelo

  • Atração é realizada no Memorial Coluna Prestes e terá novas apresentações de quarta-feira, 20, a sábado, 23

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/03/2024 às 11:05   |   Imprimir

Um espetáculo que enfatiza a rica história da Capital das Missões estreou no fim de semana. As apresentações reúnem teatro, dança, música e recursos audiovisuais. Nesta semana, a atração será apresentada na quarta-feira, 20, quinta-feira, 21, sexta-feira, 22, e sábado, 23, com início às 20 horas no Memorial Coluna Prestes.
A encenação inicia com a história jesuítica-guarani e a redução. Enfoca a fase de Santo Ângelo como vilarejo de Cruz Alta e a emancipação em 22 de março de 1873, evidenciando a força da pecuária e do tropeirismo como base econômica. Também merece destaque a chegada dos imigrantes e a força da produção trazida por eles.
Os 42 artistas de cinco grupos locais aproveitam a estrutura da antiga Estação Ferroviária para mostrar o impacto da chegada do trem. Da Intendência à Prefeitura, de Prestes, Dr Gatz, Artur Arão, Neiva Carrera Machado, entre outros, personagens surgem a vislumbrar e contar a história.
O prefeito Jacques Barbosa prestigiou a estreia na noite de sexta-feira, 15, elogiando a iniciativa. “O espetáculo é grandioso, vibrante, com os artistas locais mostrando seu talento e mesclando artes para valorizar a nossa história”, observou.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes