SDR realizou manutenção e melhorias em 792 km no primeiro trimestre

  • Foram construídos 31 bueiros e realizadas intervenções em quatro pontes. Secretaria tem direcionado ações ao aprimoramento da infraestrutura rural

    Assunto: Desenvolvimento  |   Publicado em: 27/04/2021 às 09:56   |   Imprimir

O relatório do primeiro trimestre mostra que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) de Santo Ângelo realizou um amplo trabalho de atendimento à comunidade do interior em termos de ação para manutenção e melhorias na infraestrutura rural quanto no apoio à produção das agroindústrias e agricultura familiar.
Destacam-se no relatório os serviços em estradas rurais, onde foram realizadas melhorias e manutenção em 792 quilômetros, atendendo 20 comunidades. “Por entender a importância para a comunidade rural, manter as estradas em boas condições de trafegabilidade é nossa prioridade”, destaca o secretário Álvaro Uggeri Rodrigues.
Também foram realizados trabalhos de manutenção e melhorias em acessos a propriedades rurais somando 12 quilômetros e atendendo sete famílias; e construídos 31 bueiros. Foram adquiridos ainda 152 tubos, sendo 26 de 0.80, 26 de 0.60 e cem de 0.40 metros.
PONTES
Outro trabalho importante na infraestrutura foi realizado pela equipe da SDR em pontes. Foram quatro pontes que receberam atenção especial.
Na Linha Caimento foi reformada a ponte enquanto as ligações da Colônia Municipal e Restinga Seca foram avaliadas e foi feito encaminhamento de projeto para novas pontes. Já na ponte do Distrito Sossego, sobre o Arroio São João, foram realizados reparos necessários e feito encaminhamento para a elaboração de projeto de uma nova obra.
 
SUPORTE
O prefeito Jacques Barbosa elogia a atuação da SDR e salienta que o conjunto de ações realizadas, não só na qualidade das estradas, dá suporte para a população rural tenha plenas condições de trabalhar e se locomover. “Sempre tivemos um cuidado especial com as estradas rurais, entendendo a importância que representam para o escoamento da riqueza que nossos agricultores produzem”.
 
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que realiza a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, atendeu 16 agroindústrias ou empresas e dois abatedouros.
O secretário Álvaro lembra que nas agroindústrias as inspeções são periódicas. “Atualmente, tendo em vista a pandemia, a frequência está ocorrendo uma vez ao mês em cada agroindústria, totalizando portanto 42 inspeções/supervisões no primeiro trimestre de 2021”.
Salienta que as ações de operacionalização das inspeções constam de diversas atividades como verificação da higiene e estado de conservação dos pisos, paredes, teto, portas, janelas, telas, ralos, iluminação, ventilação, equipamentos, manipuladores, qualidade da água, acondicionamento de resíduos e insumos, temperaturas do alimento, da sala, das câmaras frias, da massa, do esterelizador e também as planilhas de registro de cloro e temperatura. Também outros como controle de pragas e vetores, estado dos reservatórios de água, estado do veículo utilizado no transporte do alimento e outras atividades.
Essas avaliações são lançadas no sistema informatizado que reúne os dados de produção de todas as agroindústrias e no Sistema de Defesa Agropecuária Estadual de todos os abates e respectivas lesões que ocorreram, além de coleta de amostras de água de todas as agroindústrias e envio para a Univates de Lajeado para análise microbiológica.
PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contou no primeiro trimestre com a elaboração de projetos de venda para 47 produtores individuais e também para agroindústrias, que farão a entrega de diversos produtos no montante de R$ 697.016,80. Além disso, foi realizada a elaboração da logística/entrega dos alimentos no PAA, que operacionaliza-se desde a tomada de preços nos mercados de todos os produtos e posterior lançamento no SISPAA.
 
PRODUÇÃO LEITEIRA
A SDR também segue realizando um trabalho de apoio e suporte na atividade leiteira. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foi realizada a entrega de nitrogênio líquido e sêmen aos dez inseminadores associados da Apleglesa (Associação dos Produtores de Leite e Criadores de Gado Leiteiro de Santo Ângelo) nas localidades de Atafona, Buriti, São Jose da Buriti, Linha Alegre, Distrito União, Lajeado Cerne, Rincão dos Mendes, Distrito Sossego e Linha Konorat.
 
FISCALIZAÇÃO
Outra atividade realizada pela Secretaria foi o acompanhamento de ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente em canil clandestino, bem como recolhimento dos cães ao Rancho LM com emissão de respectivo laudo, além da atuação de profissionais do Conselho de Medicina Veterinária que vieram constatar as condições dos animais.
Também foram efetuadas vistorias mensais ao Lar de Passagem Amor Animal e na ONG Pé de Pano, localizados em Entre Ijuís e a elaboração da prestação de contas e parecer técnico da Apleglesa, Aprochosa e ONG Pé de Pano, relativas ao Marco Regulatório.
Fotos: SDR/Divulgação
 
Texto: Hogue Dorneles