ESCOLA GILDO CASTELARIN APRESENTA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ESCOLA GILDO CASTELARIN APRESENTA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
 
Na tarde desta quinta-feira, 22, nas dependências do auditório da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu a reunião mensal das coordenadores das escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
No primeiro momento a reunião foi conduzida pela professora Bruna Caroline Petry Junges, Coordenadora Pedagógica da EMEF Gildo Castelarin.
Na ocasião, a coordenadora escolar, “compartilhou as vivências da EMEF Gildo Castellarin com as demais coordenadoras das escolas, um pouco da prática da sua escola. Momento este em que apresentou uma breve linha do tempo dos projetos desenvolvidos desde o início do ano letivo, assim como algumas práticas desenvolvidas. Enfatizou a importância desse espaço de trocas, em que podemos ver o que deu certo e o que ainda podemos melhorar, para cada vez mais buscar pela excelência na educação e nas nossas práticas como rede”, destacou Bruna.
Cabe ressaltar, que as reuniões mensais de coordenadores irá contar com a participação das coordenadoras pedagógicas que atuam nas escolas, visando apresentar suas práticas pedagógicas, e projetos escolares aos demais educandários.
Durante a reunião, a equipe pedagógica da SMEd, abordou sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB ). O SAEB é um conjunto de avaliações aplicadas aos alunos do ensino básico com a intenção de realizar um diagnóstico da realidade da educação básica brasileira.
Dessa forma, serão realizados testes de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do fundamental ( 2º ano, 5º ano e 9º ano), ensino médio (3º ano), questionários aos professores, alunos, diretores, e ao Secretário Municipal de Educação, afim de avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
Neste ano o cronograma do SAEB, foi definido da seguinte forma: período da aplicação da provas será entre os dias 23/10/23 e 03/11/23. Divulgação dos resultados preliminares acontece dia 21/05/2024. Nos dias 21 a 31/05/2024 as instituições poderão interpor recursos. Divulgação dos resultados finais estão previstos para o dia 24/09/2024.
Conforme a equipe pedagógica da SMEd, “A aplicação das provas do SAEB, será um processo de grande importância, tanto para as escolas, e alunos. Pois através dos resultados, as escolas podem traçar estratégias para melhorar seus processos pedagógicos”.