Meio Ambiente trabalha na revitalização dos complexos turísticos

  • Com recursos próprios do orçamento do município, espaços históricos e culturais com grande fluxo de turistas estão sendo aprimorados

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 17/07/2017 às 15:40   |   Imprimir

Como parte das atribuições da pasta de zelar pelos logradouros públicos culturais, históricos e de lazer, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente encerra nos próximos o projeto de revitalização dos pontos que integram o Complexo Turístico de Santo Ângelo, trabalhando na recuperação do Centro Histórico. 
Nesta última etapa do projeto estão sendo realizadas obras de pintura do lago do chafariz na Praça Pinheiro Machado e do Túnel Missioneiro, onde está localizado o Arco em homenagem aos 30 Povos, recuperação e reforma geral dos bancos, limpeza geral de toda a área que abriga o Centro Histórico e outras melhorias, atentas às normas do tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). “Com estas obras e melhorias no cartão postal da cidade, estamos encerrando o Projeto de Revitalização do ciclo turístico do município. A prioridade agora é a manutenção destes pontos em condições de bem receber nossos turistas e visitantes”, assinalou o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros. 
PROJETO
Medeiros salientou que a revitalização dos pontos turísticos teve início nos primeiros dias do atual governo municipal com obras de ajardinamento e de reforma do pátio que abriga o Museu Dr. José Olavo Machado, oferecendo um novo e moderno visual, mantendo suas características históricas e culturais, inclusive com o plantio de mudas de erva-mate, planta característica da Região das Missões na época das Reduções Jesuíticas. Logo em seguida, o Memorial à Coluna Prestes passou pelo processo de revitalização e também o Monumento ao Índio, situado no Largo do Teatro Municipal Antônio Sepp, contemplado com ajardinamento e cercamento. 
O secretário informou ainda que as obras estão sendo realizadas com recursos próprios do orçamento do município e que está protocolado no Governo Federal, projeto para a modernização da iluminação pública nos pontos turísticos de Santo Ângelo e nos seus entornos, substituindo as lâmpadas de alta pressão (vapor de mercúrio e vapor de sódio) por de LED. “É um projeto que vai garantir economicidade na manutenção do sistema, aproveitando a tecnologia de LED, mais moderna e eficiente”, concluiu Medeiros.

Fotos: Fernando Gomes