Campanha “Dia do Campo Limpo” está acontecendo no interior

  • Secretaria do Meio Ambiente é apoiadora da ação que recolhe embalagens de agrotóxicos utilizadas em propriedades rurais

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 05/06/2019 às 11:26   |   Imprimir

Devido às fortes chuvas registradas na última semana, o “Dia do Campo Limpo” foi retomado nesta segunda-feira, 3, e segue até a sexta-feira, 7, com roteiro de recolhimento no interior do município. A iniciativa consiste no recolhimento de embalagens de agrotóxicos utilizadas em propriedades rurais. Os recipientes devem ser entregues na sede de cada comunidade, de acordo com a tríplice lavagem para realização do descarte correto. Cerca de 1,5 mil embalagens foram entregues no primeiro dia. 
Na tarde da segunda-feira, 3, o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, esteve acompanhando as ações de recolhimento na Restinga Seca. As embalagens foram recebidas pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), empresa responsável pelo posto de recolhimento da cidade – Preservar –, e pelo morador da Restinga Seca, Délcio Antônio Cargnelutti que ajudou na contagem do material coletado. Pela manhã, as ações foram desenvolvidas na comunidade do Cristo Rei.
Medeiros explica que a ação faz parte das demandas do interior, dentro do Plano de Saneamento Rural e que essas embalagens passam, depois da coleta e fiscalização, pelo processo de reciclagem, mas precisam estar adequadas para isso. “Além da tríplice lavagem, é necessário que o produtor separe cada recipiente pela litragem, colocando em bolsas separadas, e se dirija ao local de coleta portando o seu bloco de produtor, onde uma equipe da secretaria faz o armazenamento e a contagem das embalagens”, disse.
Gerardo Avozani é morador da Restinga Seca, e vê o “Dia do Campo Limpo” como um suporte às comunidades do interior. “São mais de 70 famílias produtoras por aqui, e antes era só levando por conta própria até a cidade para descartar corretamente as embalagens de agrotóxicos usadas. Estamos muito felizes com essa iniciativa porque nos economiza tempo e dinheiro que é gasto por alguns moradores com o combustível”, destacou. 
DESCARTE CORRETO
Para que possam ser entregues, todas as embalagens devem passar pela tríplice lavagem. Elas devem estar sem as tampas; inutilizadas (furadas ou cortadas em um canto para não conter líquido); embalagens de 20 litros devem ser entregues a granel; as tampas devem estar em sacolas separadas. Caixas de papelão devem ser desmontadas e amarradas para diminuir o volume, as embalagens de tratamento de sementes não lavadas, devem ser entregues com as tampas, separadas e identificadas das que passaram pela tríplice lavagem.
“O Dia do Campo Limpo” é promovido pela empresa Jerivá Embalagens com o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, EMATER/RS, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Preservar – Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas Santo Ângelo e Região.
CONFIRA OS LOCAIS DE COLETA
05 - MANHÃ - SOSSEGO
05 - TARDE - SANTA RITA
06 - MANHÃ - ATAFONA 
06 - TARDE - DISTRITO UNIÃO
07 - MANHÃ/TARDE – BURITI

#juntosparafazermais