Ação ambiental planta 80 árvores em avenidas da cidade

  • Salgado Filho e Sagrada Família foram as vias que receberam mudas de ipê roxo e rosa e pera d'água, iniciando processo de renovação do sistema arbóreo

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 07/06/2019 às 08:04   |   Imprimir

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), CORSAN e RGE deram início na manhã desta quinta-feira, 06, a uma ação ambiental que abre caminho para a substituição a longo do prazo de espécies do arbóreo urbano, como o ligustro, por variedades como ipê roxo e rosa na Avenida Salgado Filho e pera d’água na Avenida Sagrada Família, esta última por solicitação dos próprios moradores, que optaram por manter uma tradição de décadas utilizando o fruto em alternativas gastronômicas. As ações estão inseridas na programação da Semana do Meio Ambiente. 
A ação ambiental teve início pela Salgado Filho esquina com a Rua Marechal Floriano, com o trabalho de abordagem e orientação realizada pelos servidores da CORSAN a pedestres e motoristas alertando para o uso consciente da água e divulgando o programa “Se liga na rede Santo Ângelo”, estimulando as ligações domésticas às redes coletoras de esgoto em locais onde há disponibilidade do benefício. “Este é um ato continuo de conscientização para um meio ambiente equilibrado. Cada um deve fazer a sua parte, separar corretamente o lixo e efetuar as ligações domésticas para o esgotamento sanitário. Os mananciais são as maiores vítimas da falta de consciência ambiental. Precisamos despertar a população para a importância da preservação do meio ambiente”, disse João Batista Corim, superintendente regional da CORSAN.
Durante a atividade, foram plantadas 40 mudas de ipês roxo e rosa que, segundo secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, são árvores ornamentais de médio e grande porte, que oferecem um novo paisagismo e não atrapalham a infraestrutura da avenida. Medeiros adiantou ainda, que os ipês foram plantados articulados para a substituição dos ligustros e com a implantação da ciclovia, projeto do Governo Municipal ligando a Avenida Getúlio Vargas a Fundimisa, passando pela Avenida Salgando Filho.
Servidores da CORSAN, juntamente com o gerente da Unidade, Araken Maicá, distribuíram farto material informativo, sacolas de lixo e água.
ARBORIZAÇÃO MAIS SEGURA
Em parceria com a Rio Grande Energia (RGE) a SEMMA implantou também na manhã desta quinta-feira, 06, o Programa Arborização mais segura, plantando 40 mudas de pera d’água às margens da Avenida Sagrada Família, com a presença do secretário Francisco da Silva Medeiros, do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, dos gerentes da RGE, Rafael Lugoch (de Relações Institucionais) e Marcus Vinícius Ostwald (de Operações de Campo). 
Medeiros explicou que o programa prevê a retirada de 205 árvores que oferecem risco à rede de energia elétrica e às pessoas, com a compensação pela RGE, do plantio de 400 mudas de diferentes espécies em áreas diversas da cidade. 
“A RGE está eliminando o risco atual e implantando um novo modelo de arborização que não comprometa o sistema de energia elétrica”, complementou Ostwald.
Segundo avaliação técnica da SEMMA, as árvores às margens da avenida não receberam o manuseio correto e terão que ser retiradas. O secretário disse ainda que a opção pela manutenção das peras às margens da Avenida Sagrada Família, foi dos próprios moradores.

Fotos: Fernando Gomes