Ação ambiental é alvo de vândalos

  • Destruição de árvores recém-plantadas deverá ser investigada com auxílio de câmeras de segurança de estabelecimentos da Avenida Brasil

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 26/06/2019 às 10:03   |   Imprimir

Algumas das árvores plantadas pela UNIMED em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) durante a Semana do Meio Ambiente, nos canteiros centrais da Avenida Brasil, no início deste mês, tiveram galhos quebrados e folhas arrancadas por vândalos, gerando indignação na sociedade santo-angelense. O vandalismo foi identificado na manhã desta terça-feira, 25.
O plantio integrou uma série de ações desenvolvidas pela SEMMA em conjunto com as concessionárias públicas de água e energia elétrica e de instituições parceiras, como a UNIMED Missões. Foram mais de quinhentas mudas de árvores de diferentes espécies plantadas durante a semana de conscientização ambiental. 
O secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, relatou que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e pede a abertura de investigação para identificar os responsáveis pelo dano ambiental, com o auxílio das câmeras de videomonitoramento da cidade e de estabelecimentos comerciais da avenida.
Medeiros lamentou o ocorrido e ressaltou que a SEMMA vem direcionando recursos para investimentos em educação ambiental em todos os níveis de ensino e na conscientização pública da preservação do meio ambiente e de práticas sustentáveis, no entanto, práticas criminosas contra a natureza e o sistema arbóreo da cidade continuam sendo registradas. 
Ainda na tarde de terça-feira, o secretário determinou o replantio das mudas danificadas e a instalação de cerca de proteção às árvores, trabalho já realizado pela equipe da secretaria.

Fotos: João Gomes