SEMMA executa ações do Plano de Saneamento Rural

  • A equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) está em contato com as comunidades do Interior para a implantação do programa

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 08/07/2019 às 10:47   |   Imprimir

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) está executando ações do Plano de Saneamento Rural. Na quinta-feira, 4, o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, esteve com a equipe técnica da SEMMA, na Linha Independência – comunidade do Interior de Santo Ângelo, que faz divisa com Sete de Setembro -, onde foi realizada a fiscalização do poço artesiano, e a coleta de amostras da água para análises laboratoriais.
Conforme o secretário Medeiros, o plano visa melhorar a qualidade de vida e a saúde da população rural envolvendo três áreas específicas: abastecimento de água, tratamento de esgoto doméstico, e gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares.
O engenheiro ambiental, Maurício Setani, responsável pela coleta da amostragem da água dos poços artesianos, explica que o material é encaminhado à CORSAN, para análise laboratorial, fornecendo um relatório final para a SEMMA. “Nessa avaliação é verificado o grau de potabilidade da água, e se o poço está ou não, contaminado por coliformes totais – resíduos de origem fecal (esgoto humano ou animal)”, disse.
A Linha Independência possui um poço artesiano que fornece o abastecimento de água para 34 famílias residentes. O presidente da comunidade, Mario Lowe, enfatizou que conscientiza os moradores da necessidade de tratar a água. “Faço minha parte para seguir as exigências da fiscalização, conscientizando sobre o tratamento adequado da água do nosso poço artesiano, mas muitos dos moradores são contra pela questão do cloro”.
Medeiros ressalta que o Governo Municipal, desde o início da sua gestão, vem desenvolvendo ações efetivas na área rural, como a regularização das agroindústrias – adequação da feira de hortifrutigranjeiros no Pavilhão da Agricultura Familiar Pavilhão na Avenida Venâncio Aires –, o recolhimento de resíduos sólidos, aproveitamento de água da chuva, nascentes, esgotamento sanitário, uso de agrotóxicos e destinação das embalagens de maneira adequada, produção da área rural e produção do solo, e o Plano Municipalde Prevenção a Alagamentos, com investimentos que superam os R$ 2,3 milhões de recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada (FMGC) / CORSAN. 
Conforme o secretário, as necessidades da área rural vêm sendo sanadas gradativamente, e o Município já investe na aplicação de recursos para a adequação do sistema de abastecimento de água. Foi adquirido pela SEMMA, com recursos do Município e do Fundo de Gestão Compartilhada/CORSAN, um caminhão para ampliar a coleta de lixo, e a aquisição de 20 reservatórios de 10 mil litros, para a substituição das caixas de ferro em uso. Já estão empenhados mais de R$ 500 mil que serão investidos em materiais e equipamentos para efetivar melhorias nas comunidades, seguindo o cronograma emergencial.
AGROINDÚSTRIAS
Ainda na quinta, o secretário Medeiros, e a equipe da SEMMA, acompanhada do sócio-proprietário Clézio Ventroba, visitou a Agroindústria Ventroba, inaugurada na Linha Independência em julho do ano passado, sendo uma das pioneiras no beneficiamento de mandioca no município, já com a capacidade de processamento de mais de duas mil toneladas/mês e com praticamente toda a produção comercializada para programas governamentais e empresas alimentícias em Santo Ângelo.

Texto/fotos: João Gomes