Instalação de uma centena de conjuntos de lixeiras inicia neste sábado

  • Praças Pinheiro Machado e Leônidas Ribas receberão as primeiras remessas

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 02/08/2019 às 17:32   |   Imprimir

Para contribuir com a limpeza das vias públicas, será iniciada neste sábado, 3 de agosto, a instalação de uma centena de conjuntos de lixeiras em Santo Ângelo. O anúncio foi feito pelo prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros.
A medida faz parte do Plano de Revitalização Urbana que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal. São cem conjuntos com duas lixeiras cada, uma para o lixo seco e outra para o orgânico. O material é a chamada madeira ecológica, um composto de fibra de madeira/serragem de madeira e de termoplástico. Matéria-prima 100% reciclada.
O investimento é de R$ 39 mil oriundos do Fundo de Gestão Compartilhada. O secretário Francisco da Silva Medeiros afirma que a instalação será feita no perímetro central da cidade, prioritariamente em quadras que contam com o serviço de varrição.
A instalação iniciará pelas praças Pinheiro Machado e Leônidas Ribas, onde serão colocados 30 conjuntos. A escolha pelas praças deu-se por serem locais de intensa circulação de pessoas, especialmente nos fins de semana.
A instalação de novas lixeiras é uma cobrança da comunidade. O último investimento neste setor foi feito na administração do ex-prefeito Eduardo Loureiro, quando o prefeito Jacques Barbosa respondia pela Secretaria de Obras.
O prefeito Jacques Barbosa ressalta que as novas lixeiras vão auxiliar na manutenção da cidade limpa, além de servir para conscientizar as pessoas sobre esse propósito.
“Esses equipamentos servirão para receber os resíduos gerados pelos pedestres, permitindo que os ambientes públicos permaneçam preservados”.
O Governo Municipal pede a colaboração da população a fim de preservar o patrimônio público e manter a cidade limpa.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes