SEMMA inicia obra de drenagem na Rua Sepé Tiaraju

  • Mais 160 metros de tubos estão sendo instalados no Bairro Emília para conter alagamentos. Investimento garante proteção do patrimônio do cidadão

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 14/08/2019 às 10:56   |   Imprimir

Dando prosseguimento às ações do Plano de Prevenção a Alagamentos instituído pelo Governo Municipal para conter inundações e proteger o patrimônio do cidadão em áreas avaliadas como mais vulneráveis da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) iniciou nesta terça-feira, 13, as obras de construção da drenagem pluvial na Rua Sepé Tiaraju, no Bairro Emília. 
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, estão sendo construídos 160 metros de rede coletora das águas pluviais, no trecho entre as ruas Francisco Donato e Pedro Medeiros, investimento de cerca de R$ 100 mil, oriundo de recursos do Fundo de Gestão Compartilhada e executado pela equipe de servidores da SEMMA. “Estamos seguindo o cronograma definido pelo prefeito Jacques Barbosa para conter alagamentos em áreas pontuais da cidade. Esta é a segunda obra de drenagem no Bairro Emília. Já entregamos aos moradores a canalização das ruas Juca Raimundo e Francisco Donato e vamos concluir os trabalhos no bairro com a canalização da Rua Sepé Tiaraju”, informou Medeiros.
Nesta primeira etapa do Plano de Prevenção a Alagamentos estão sendo executados 1,5 quilômetros de rede de escoamento pluvial, nos bairros Missões, Emília, Ditz e Centro-Sul, obras realizadas por empresas contratadas e pelo próprio município. O investimento para a ampliação da rede de drenagem supera a casa dos R$ 2 milhões. 
Medeiros lembrou que também estão em execução as obras de drenagem pluvial na Rua São Paulo, no Bairro Padoim, preparando o trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e à Rua Vicente Manoel de Deus para receber a pavimentação asfáltica. 
DEPOIMENTO
Um dos primeiros moradores a se instalar na área que está sendo contemplada, o aposentado João de Lima Furtado, há 36 anos residindo na Rua Sepé Tiaraju, relatou que a comunidade enfrenta alagamentos há cerca de 20 anos e que foi preciso construir um muro nos fundos da residência para conter as águas da chuva. “Aqui sempre alaga tudo. Sou o morador mais antigo da rua. Espero que esta obra melhore as condições. O prefeito tem dado uma baita mão para as famílias daqui”, disse.

Fotos: Fernando Gomes