Plantio de mudas nativas marca os 29 anos da ARFOM

  • O dia 28 de setembro também assinalou os 21 anos de plantio ininterrupto ao longo do Túnel Verde, na estrada geral para o Distrito Sossego

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 01/10/2019 às 14:06   |   Imprimir

Em comemoração aos 29 anos de fundação da Associação de Reflorestamento (ARFOM) em Santo Ângelo, a entidade, o poder público e a sociedade civil organizada efetuaram o plantio de 70 mudas de espécies nativas às margens da estrada que liga a sede do município ao Distrito Sossego, em 200 metros de extensão da área conhecida como Túnel Verde.
Esta ação ambiental se repete há vários anos, coordenada pela ARFOM com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No sábado, 28, também participaram do plantio de mudas de ipê roxo, amarelo e branco, e de uma araucária, o Grupo Escoteiro Medianeira, o Rotaract Club o Moto Grupo Águias Livres, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), atividade que envolveu cerca de 80 pessoas.
Segundo o coordenador técnico da ARFOM, o engenheiro florestal Nelson Almeida, hoje o Túnel Verde representa aproximadamente cinco mil metros de extensão descontínuos ao longo da estrada geral do Rincão do Sossego. A atividade faz parte do projeto de arborização das duas margens da rodovia.
Conforme Almeida, a implantação do projeto teve início em 1998, sendo que o dia 28 de setembro assinala os 21 anos dos primeiros plantios para formação do Túnel Verde. “Estamos adequando um ambiente para, no futuro, ver implantação do turismo ecológico, com a realização de caminhadas, cavalgadas e passeios ciclísticos”, afirmou o engenheiro.

Fotos: Divulgação