Governo Municipal define calendário de obras de Saneamento Rural

  • Ações de isolamento sanitário em 20 poços artesianos em funcionamento no interior do município serão retomadas nesta semana

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 11/02/2020 às 08:45   |   Imprimir

Na manhã da segunda-feira (10), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o secretário do Meio Ambiente, Francisco Medeiros, esteve reunido com a equipe técnica das secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura (SEMAGRI) para dar continuidade às atividades do Plano de Saneamento Básico Rural, com a realização das ações de isolamento sanitário em 20 poços artesianos em funcionamento na zona rural de Santo Ângelo que serão retomadas nesta semana.
Segundo o secretário, o procedimento de isolamento sanitário consiste no cercamento dos poços, para a proteção contra o acesso de pessoas e animais, e uma calçada para a impermeabilização da área do poço, garantindo o isolamento do poço tubular. “O isolamento sanitário é uma ação preventiva essencial para garantir a qualidade da água, onde neste primeiro instante realizaremos estas melhorias em um período de 45 dias. Além da preocupação quanto ao fornecimento de água às comunidades rurais, é necessário que a água fornecida seja potável, incapaz de apresentar riscos à saúde humana”, explica.
Além do secretário, estiveram presentes na reunião os representantes da SEMAGRI Kelvin Kehl e Fabio Liebert, o engenheiro ambiental Humberto Welter Hartmann e o engenheiro civil Leonardo Gretschmann que integram a Pasta do Meio Ambiente.
O Plano de Saneamento Básico Rural desenvolvido pelo Governo Municipal em parceria com o Ministério Público é um projeto pioneiro em território gaúcho e tem por objetivo a oferta de condições para a melhoria da qualidade de vida da população do interior.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner