Associação PRESERVAR anuncia expansão e busca apoio do Executivo

  • Área para o armazenamento temporária de embalagens de agrotóxicos de Santo Ângelo precisa ser ampliada para atender a demanda local

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 04/03/2020 às 15:21   |   Imprimir

Para ampliar a capacidade de armazenamento temporário de embalagens de agrotóxicos no posto de recolhimento do município, a direção da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas de Santo Ângelo e Região (PRESERVAR) esteve reunida com o Executivo solicitando a cedência por comodato de área para as novas instalações.
O vice-prefeito Bruno Hesse, o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e o coordenador da Secretaria de Indústria e Comércio, Cláudio Amaral, receberam em audiência o presidente da PRESERVAR, Roni Barros e o responsável técnico da associação, Atílio José Lerino, para dar início às tratativas.
De acordo com os diretores, a associação dispõe atualmente de edificação com 120 metros quadrados, sendo necessária uma nova com 350 metros quadrados para atender a demanda de coleta d embalagens na zona rural de Santo Ângelo. “Estamos buscando o apoio do município para, ao menos, triplicar o espaço disponível. Sem a ampliação não teremos condições de absorver a demanda local”, declarou Barros.
Na avaliação do vice-prefeito e do secretário do Meio Ambiente, a proposta de expansão vem de encontro à política ambiental do governo de aliar o desenvolvimento do município à preservação do meio ambiente. “O projeto está lincado ao Projeto Coleta Mais Limpa, que está sendo implantado pela Secretaria do Meio Ambiente, com o investimento de R$ 1,2 milhão na coleta seletiva, triagem e destinação final dos resíduos sólidos”, assinalou Hesse.
O vice-prefeito disse também que o governo deverá apoiar a iniciativa e solicitou que a associação elabore um projeto das novas instalações, para apresentação ao prefeito Jacques Barbosa.
Medeiros afirmou que a expansão da área para o armazenamento temporário de embalagens de defensivos agrícolas da PRESERVAR local será de extrema importância para o município, evitando que os agricultores precisem se deslocar até Giruá para o descarte diretamente na Central, com a qual Santo Ângelo é conveniada.
CAMPANHA
Na audiência também foi tratada de uma nova campanha “Dia do Campo Limpo”, de recolhimento de embalagens de agrotóxicos no interior do município, uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente, da PRESERVAR e da empresa Jerivá Embalagens, nos moldes da realizada em Santo Ângelo no ano passado, quando foram recolhidas mais de 15 mil recipientes.
A campanha está inicialmente agenda para o mês de junho, em meio à programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes