Governo Municipal investe R$ 400 mil no cercamento do cemitério

  • Medida coibirá atos de vandalismo que ocorriam com frequência no espaço buscando preservar a integridade de túmulos e capelas

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 11/02/2022 às 11:05   |   Imprimir

A Secretaria Municipal Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMA) de Santo Ângelo está trabalhando no cerramento do Cemitério Roque Gonzales, um investimento que irá coibir ações de vandalismo no espaço. Sem muro ao redor, o cemitério era alvo de ações frequentes de vandalismo, causando prejuízos para familiares e proprietários de túmulos, jazigos e capelas e para os cofres públicos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, os fundos do cemitério, divisa com o Bairro João Goulart, já foi cercado completamente. Nesta semana, segue as obras de construção na lateral do espaço, com cerca de 400 metros de extensão. O investimento total é de R$ 400 mil, com o cercamento total de 460 metros.

“Com a conclusão do muramento, o acesso de pessoas somente pela Avenida Sagrada Família, passando pela recepção e vigilância”, assinalou Adelar Cavalheiro, coordenador do Setor de Cemitérios, órgão vinculado à SEMMA.

Na tarde de quinta-feira, 10, Medeiros e Cavalheiro estiveram no local acompanhando as obras.

Para reforçar ainda mais a segurança e coibir ações criminosas no Cemitério Padre Roque Gonzales, será instalada concertina (arame farpado para muro) em toda a extensão construída.

GAVETAS MORTUÁRIAS

Além de uma série de obras de modernização, ajardinamento, pinturas e melhorias realizadas nos cemitérios municipais Sagrada Família e Roque Gonzales, a SEMMA está construindo novas gavetas mortuárias, com um padrão superior de qualidade em relação às já existentes.

Cavalheiro informou também que foram instalados corrimãos nas escadarias do Padre Roque Gonzales, garantindo mais segurança para os visitantes.

Texto/fotos: Tarso Weber