Reuniões da bacia hidrográfica do Rio Ijuí são retomadas de forma presencial

  • Prefeito Jacques Barbosa participou do encontro na tarde desta quinta-feira (25), no Parque de Exposições Siegfried Ritter

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 26/08/2022 às 08:30   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), participou da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, retomada de forma presencial após a pandemia da Covid-19, na tarde desta quinta-feira (25), no auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

A reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí contou com a explanação do Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Sikinowski Saltz, que explanou sobre o Meio Ambiente e as competências e as responsabilidades do Estado e dos municípios em relação às bacias hidrográficas.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, ressaltou a importância da retomadas dos encontros presenciais da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, frisando a importância deste movimento que envolve toda uma região, porque a água é fonte vida. "Ela também pode ser utilizada como meio de transporte, lazer, fonte econômica, turismo, geração de energia elétrica, agricultura, pecuária. Além disso, elas possuem um papel fundamental como instrumento de gestão, planejamento e educação ambiental", disse.

O encontro contou com a presença promotora da Justiça Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Dra. Paula Regina Mohr; do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, e de representantes das prefeituras municipais de Ijuí, Nova Ramada, Pejuçara e Cruz Alta; do Ministério Público, do Sindiágua, da Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP), Sindicato dos Engenheiros (SENGE); Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan); URI, Unijuí, UFFS Cerro Largo, Cotripal, Ceriluz, Sindicato Rural de Cruz Alta, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Pelotão Ambiental e Polícia Ambiental de Santo Ângelo e Eletrosul.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Fotos: Fernando Gomes