Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em nova e ampla sede

  • Estrutura da antiga Escola Estadual Dr. Sparta de Souza passa a sediar os departamentos ligados à pasta

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 17/07/2023 às 16:09   |   Imprimir

Uma concorrida solenidade na manhã desta segunda-feira, 17, marcou a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU), que passa a ocupar a estrutura da Escola Estadual Dr. Sparta de Souza, na Avenida Getúlio Vargas, 270, Zona Sul.
O prédio foi cedido pela Secretaria Estadual de Educação e adequado para sediar a estrutura administrativa da Secretaria, incluindo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.
O prefeito Jacques Barbosa destacou que o novo espaço dará ainda mais condições para que os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano possam desempenhar um trabalho ainda mais qualificado para a comunidade. O chefe do Executivo ainda citou o trabalho intenso de obras que são realizadas no município, frisando a implantação da iluminação de led, que já alcança 72% da área urbana e avança também no interior e as cerca de 800 quadras de pavimentação já implantadas em sua gestão.
O deputado estadual Eduardo Loureiro também salientou a nova estrutura, “condizente com a importância e a dimensão da Secretaria e o reflexo será alcançado em ações, obras e serviços para a população”.
O grande número de obras nas áreas urbana e rural também foi ressaltado pelo secretário municipal Francisco da Silva Medeiros. Saudou ainda os investimentos privados e a ação dos empreendedores. “São cerca de meio bilhão de reais em obras em investimentos, públicas e privadas, a serem entregues para a comunidade nos próximos meses”.
A promotora de Justiça, Paula Mohr, falou a respeito da parceria entre a Secretaria e o Ministério Público. “A cada trabalho desenvolvido em conjunto me sinto realizada na minha função, por estar atendendo demandas importantes da comunidade”.
Em nome do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), o presidente Ubiratan Alencastro saudou a transferência da Secretaria para um prédio amplo, abrigando toda a sua estrutura, facilitando no atendimento e proporcionando maior eficácia no serviço prestado à comunidade.
Em nome dos servidores da Secretaria, o diretor Antônio Cardoso, lembrou o histórico de atendimento do setor ambiental no serviço público de Santo Ângelo. Recordou que até 2007 eram apenas quatro servidores, quando na gestão do então prefeito Eduardo Loureiro foi realizado o primeiro concurso público, adquiridos equipamentos e efetivando o setor na sede em que funcionava até a última sexta-feira. Comentou sobre a reforma administrativa que mudou a estrutura da pasta, em 2020, ampliando a atuação no setor de obras, mas que o funcionamento se dá pela dedicação e competência dos 143 servidores que atuam na SEMMADU.
O prefeito Jacques Barbosa ainda realizou a entrega de um caminhão para a sinalização viária.
PRESENÇAS
Marcaram presença no ato, a primeira-dama e gestora da Central do Bem, Juliana Barbosa; Carlos Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores; secretários municipais; vereadores; representantes de entidades e convidados.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes