Bairro João Goulart ganha pontos de descarte de resíduos sólidos

  • Ação do Projeto Recicla Vidas realizou limpeza de área com lixo acumulado e instalou contêineres para coleta

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 02/08/2023 às 15:47   |   Imprimir

Uma força-tarefa do Governo Municipal integrada pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Central do Bem e Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, em parceria com o Ministério Público de Santo Ângelo, realizou ações ambientais do Projeto Recicla Vidas no Bairro João Goulart.
De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, foi realizada a limpeza de área com descarte irregular de lixo, instalados dois pontos para o descarte de resíduos recicláveis pós-separação pelos catadores que integram o projeto e pela própria comunidade. O recolhimento dos resíduos depositados em contêineres será feito sob demanda. Também foram instalados banheiros químicos, para um núcleo familiar formado por quatro residências.
“Coordenamos ações de limpeza no Bairro João Goulart mitigando os impactos ambientais provocados pelo acúmulo de lixo, com foco na melhoria da qualidade de vida e na saúde dos moradores. Os pontos de descarte devem evitar que o lixo fique espalhado pelo bairro”, assinalou o secretário.
Segundo Medeiros, os banheiros químicos são provisórios até que seja concluído o processo de licitação para a aquisição e instalação de módulos sanitários às famílias, com recursos do Fundo de Gestão compartilhada. Ele afirmou ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, trabalha em projeto habitacional para estas famílias.
RECICLA VIDAS
O secretário de Meio Ambiente explica que o Recicla Vidas é um projeto piloto do Governo Municipal vem sendo executado há três anos, com objetivo de regularizar e transformar a situação dos catadores informais de resíduos sólidos em Santo Ângelo.
Medeiros destacou que na fase inicial, técnicos traçaram um diagnóstico e o perfil dos catadores informais, por área de residência e conhecendo suas necessidades prementes, prospectando também o fim da tração animal, e incorporou outros setores da gestão municipal para ações conjuntas.
Conforme o diagnóstico, o Bairro João Goulart concentra um grande número de catadores informais e de famílias e de animais em situação de vulnerabilidade, por isso as ações foram realizadas na comunidade. “É também uma questão de saúde pública. Para a execução do projeto, esses foram os fatores avaliados pela força-tarefa. Ações do ReciclaVidas serão intensificadas em áreas de risco para garantir melhoria na qualidade de vida da população”, concluiu o secretário.
Fotos: Fernando Gomes e Divulgação