Cooperativa Ecos do Verde é contratada para serviço de triagem de resíduos secos

  • Ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada nesta sexta-feira, 4, pelo prefeito Jacques Barbosa

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 04/08/2023 às 13:30   |   Imprimir

Um momento histórico. Assim Carla Martiane Nicoletti, presidente da Cooperativa Ecos do Verde definiu o ato realizado na manhã desta sexta-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O prefeito Jacques Barbosa assinou a ordem de serviço da contratação da Cooperativa para prestação de serviços na Central de Triagem de Resíduos Domiciliares e Comerciais Recicláveis. O contrato tem valor mensal de R$ 42.499,57, o que representa um incremento anual de R$ 509 mil para a Cooperativa composta por cerca de 50 recicladores.
Carla Martiane lembrou que são 27 anos de atividades da Ecos do Verde, fazendo um serviço que é essencial para o cidadão. “Hoje realizamos um sonho, vamos receber pelo trabalho que prestamos. Essa ato representa a valorização de uma luta diária e mostra que somos capazes de muito mais”, comentou.
A promotora de Justiça, Paula Mohr, também mostrou-se satisfeita com a valorização da Cooperativa. “Lembro de uma visita que fiz há cerca de seis anos ao aterro sanitário e de ter ficado impactada pelo cenário, pela montanha de lixo e pelas condições quase inacreditáveis de trabalho dessas pessoas. O desafio foi muito grande, mas o MP acompanhou e contribuiu em razão da visão de gestão do prefeito Jacques Barbosa e do secretário Francisco da Silva Medeiros. Naquele momento, era quase impossível vislumbrar que chegaríamos nesse contrato, com uma cooperativa completamente organizada”.
O secretário Francisco da Silva Medeiros também recordou das dificuldades do setor e de todo o trabalho de melhoria estrutural, com projeto contemplado em nível federal, sendo o oitavo classificado em todo o País. “Uma conquista de um projeto local, que buscou recursos destinando veículos e equipamentos para a Cooperativa”. Acrescentou que o planejamento é preparar a Ecos do Verde para assumir a coleta dos resíduos secos no município.
Para o prefeito Jacques Barbosa, a contratação fará com que seja aumentado o índice de reciclagem. “O Município paga por quilo para uma empresa de Giruá dar a destinação dos resíduos. Aumentando a reciclagem, será reduzido o volume enviado para essa empresa, o que representará economia, que se soma ao benefício ambiental e a aumento da renda dos recicladores, refletindo no comércio local. Esses são os benefícios dessa ação”.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes