Associações de moradores reivindicam junto ao Executivo

  • Iluminação pública foi a mais solicitada. Prefeitura aguarda trâmites legais para aquisição de lâmpadas

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 03/02/2017 às 10:53   |   Imprimir

Uma extensa agenda de audiências reuniu associações de moradores de bairros e dirigentes do futebol amador de Santo Ângelo com o prefeito Jacques Barbosa e com o vereador Vando Nolasco, na quinta-feira, 02, ocasião em que foram apresentadas várias reivindicações em prol de suas comunidades.
Entre os pleitos, a necessidade de melhorias na iluminação pública da cidade foi a mais citada. O prefeito e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Diórlan Zanetti, explicaram aos solicitantes a dificuldade para atender de imediato, em virtude dos prazos do processo licitatório e da falta de lâmpadas em estoque no almoxarifado da Prefeitura no início da gestão. Presente em grande parte das audiências, Zanetti afirmou que há uma demanda de mais de 800 pedidos por substituição de lâmpadas na zona urbana, porém a secretaria aguarda os trâmites da licitação para aquisição do material. O prefeito anunciou que após a compra das lâmpadas, será feito um mutirão entre as secretarias municipais para atender os pleitos dos moradores. 
DYTZ
Moradores da Rua Caibaté, no Bairro Dytz, solicitaram ao prefeito a continuidade do asfaltamento da via e melhorias na iluminação pública. O argumento dos moradores é de que restou cerca de 40 metros para cobrir toda a extensão da rua, a obra foi paralisada e vem causando transtorno à comunidade. O prefeito Jacques afirmou aos moradores que irá resolver a situação, porém, disse que de imediato, vai ajustar medidas para minimizar a situação deixada pela obra inacabada. 
MARIA RITTER
Dirigentes do Esporte Clube União Sindical do Bairro Maria Ritter, reivindicaram melhorias no campo de futebol da equipe, localizado no Parque Industrial, próximo ao Estádio Municipal. Também explicaram ao prefeito a necessidade de construção de uma moradia na área lateral ao campo, para a instalação de um zelador. Segundo os dirigentes, vândalos tem atacado com frequência as instalações do clube, provocando depredações com a destruição parcial da copa, dos banheiros e o furto de janelas, em prejuízo ao treinamento da equipe principal e das escolinhas que utilizam o espaço. A área onde pretendem construir a moradia está em nome do clube, o que a comitiva reivindicou é o aval da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a liberação da área. 
O prefeito Jacques encaminhou o pedido da comissão ao secretário Francisco da Silva Medeiros e solicitou a vistoria do local. 
MELLER NORTE
Dirigentes do Fluminense e moradores da Meller Norte, acompanhados do vereador Vando Nolasco, também foram recebidos pelo prefeito Jacques Barbosa e apresentaram extensa pauta de reivindicações. Entre elas, a regularização da área onde está situado o campo de futebol do Fluminense, construção de alambrado, além de melhorias na área que, segundo os moradores, está em péssimas condições e inviabiliza a prática esportiva. 
Na lista de pleitos dos moradores, em documento assinado pelo presidente do Núcleo Comunitário, Vanderlei Fernandes de Almeida, estão o patrolamento e encascalhamento de algumas ruas do bairro; recuperação e conserto da passarela de pedestres; a construção de uma passarela ligando o Bairro Meller Norte ao Residencial Jardim; agente de saúde; limpeza das margens do Rio Itaquarinchim; reparos no asfalto da Rua Nicolau Leite de Oliveira e melhorias na iluminação pública. 
Todas as reivindicações, afirmou o prefeito, serão encaminhadas às secretarias competentes e serão avaliadas conforme o orçamento do município. Sobre a regularização da área onde está o campo, Jacques determinou a averiguação de posse da área, para posterior procedimento legal. 
ALIANÇA
Vando Nolasco também acompanhou os moradores do Bairro Aliança, solicitando ao prefeito a ampliação da rede de energia elétrica na Rua Eduardo Rodrigues da Silva. Segundo a comitiva, a solicitação é necessária por questões de segurança, já que a rua está às escuras e é travessia obrigatória para estudantes e trabalhadores.

Fotos: Fernando Gomes