Bairro Rogowski ganha centro de convivência comunitária

  • Núcleo Comunitário Adroaldo Mousquer Loureiro foi entregue à comunidade pelo Governo Municipal. Denominação do espaço foi iniciativa dos próprios moradores

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 02/10/2023 às 10:00   |   Imprimir

Em cerimônia realizada no início da tarde de sábado, 30, inserida na programação do Sesquicentenário de Santo Ângelo, o Governo Municipal inaugurou o Núcleo Comunitário Adroaldo Mouquer Loureiro, espaço referência para os moradores do Bairro Rogowski e adjacências, uma antiga reivindicação da comunidade.
O núcleo tem 116 metros quadrados de área construída, representa um investimento de R$ 237.434,59, de recursos próprios do orçamento do município e foi construído em área anexa à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heinz August Rogowski. “Esta obra é o resultado de um esforço conjunto do Poder Público Municipal e da comunidade”, declarou o prefeito Jacques Barbosa, lembrando que, apesar das dificuldades impostas por dois anos de estiagem e dois anos de pandemia, a gestão continuou investindo na modernização do sistema de iluminação pública, em pavimentação asfáltica, redes de drenagem pluvial, na ampliação da EMEF Heinz August Rogowski e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atende o bairro e adjacências. “São investimentos em infraestrutura que nos movem em direção à melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
Em relação ao nome do núcleo comunitário, iniciativa dos próprios moradores de homenagear Adroaldo Mouquer Loureiro, Jacques destacou que conduz uma gestão espelhada em Adroaldo Loureiro, com um olhar voltado para o social e para os bairros de Santo Ângelo.
O presidente do Núcleo Comunitário, Vanderlei Dalberto dos Santos, agradeceu o empenho do Governo Municipal para atender uma antiga aspiração dos moradores de ter um espaço de convivência para a comunidade.
FAMÍLIA
Os atos inaugurais registraram a presença da família Loureiro, representada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro e esposa Robriane Raguzzoni Loureiro; por Neiva Debacco Loureiro; por Roberto Debacco Loureiro e Valéria Sokolovicz Loureiro e os netos do homenageado, Dimitri e Miguel Sokolovicz Loureiro.
Em sua manifestação, o deputado lembrou a trajetória de dedicação do pai, Adroaldo Mouquer Loureiro, à comunidade santo-angelense, como vereador, prefeito, deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, além de empreendedor e produtor rural. “Uma vida dedicada à causa pública, sempre com um olhar especial para os bairros. Sempre praticou a boa política, com seriedade e responsabilidade”. Eduardo Loureiro também destacou a importância do núcleo comunitário para vida do bairro. “Um espaço coletivo para ser usufruído pela comunidade”, concluiu.
O deputado finalizou lembrando que o Bairro Rogowski e adjacências estão ganhando uma quadra esportiva coberta, em área aos fundos do núcleo e anexa à EMEF Heinz August Rogowski, articulada por emenda parlamentar do deputado federal Pompeo de Mattos.
PRESTÍGIO
A cerimônia também contou o prestígio do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; dos secretários municipais Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); dos vereadores João Cardoso, Simone Lunkes, Nivaldo Langer de Moura e Vando Ribeiro de Souza; do diretor de Meio Ambiente, Antônio Cardoso; do coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo, Valdonei da Luz; Agnes Pietrowski, diretora da EMEF Heinz August Rogowski; membros da diretoria do Núcleo Comunitário e um grande número de moradores contemplados com a obra.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes