Município e Corsan trabalham na instalação de rede de água no Bairro Rosenthal

  • Obras acabam com a agonia de 68 famílias que há mais de três anos esperavam rede de abastecimento

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 16/05/2017 às 14:43   |   Imprimir

Diálogo, parceria, 500 metros de cano, máquinas e vontade política de resolver problemas que afligem a população foram os ingredientes usados pelo Governo Municipal para levar abastecimento de água potável às moradias do Bairro Rosenthal e parte do Bairro Santo Antônio. A espera por uma solução passa de três anos. A prioridade agora é atender as famílias com a água, articular a instalação de energia elétrica e regularizar a situação do loteamento, para estender benefícios como o calçamento e construção de passeios.

Para o prefeito Jacques Barbosa a política é uma oportunidade de ajudar as pessoas. “Não podemos aceitar que famílias inteiras sejam submetidas a condições subumanas sem os benefícios básicos de abastecimento de água e de energia elétrica. Estamos no início de uma gestão que está buscando soluções com muito diálogo e parceria. Usaremos de todos os meios legais para ajudar estas pessoas”, argumentou.

Em parceria com a Corsan, o Governo Municipal iniciou nesta semana as obras de colocação da tubulação nas ruas dos bairros beneficiados para, em seguida, dar início à instalação da rede de abastecimento de água às moradias, levando a melhoria para 68 famílias. Conforme previsão de Rodrigo Freitas, coordenador operacional da Área Técnica da Corsan, até o final deste mês – se as condições climáticas não comprometerem o trabalho – todas as residências terão água potável em suas instalações. 

DEPOIMENTO

O prefeito Jacques Barbosa esteve no bairro na manhã de terça-feira, 16, e em conversa com os moradores, explicou que está encaminhando solução para a instalação da rede elétrica, para a qual já tem acordado critérios com a Rio Grande Energia (RGE). Jacques informou ao presidente Flávio de Lima Conceição e ao vice-presidente do bairro Luciano Gomes da Silva, que já sancionou a lei municipal 4.138/2017 que credencia a área do Rosenthal como Zona Especial de Interesse Social e que a documentação já está em poder da RGE para dar início ao encaminhamento da instalação da rede elétrica. “Nossa estimativa é de que num prazo de três meses, as famílias já tenham energia elétrica em suas casas”, afirmou.

Em depoimento, o presidente agradeceu o empenho do atual Governo em atender as demandas da comunidade e destacou o compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Jacques. Conceição revela que seis pessoas dividem a mesma casa e a falta de abastecimento de água trazia muitas dificuldades para a família.

Enquanto isso, o vice-presidente salienta que tudo se encaminha para a regularização da área e finalmente, as famílias terão um local estruturado para morar e criar seus filhos. “Este é o resultado de muito esforço, de muita luta da comunidade e graças à atual administração estamos saindo de uma situação precária”, agradeceu Silva.

Fotos: Fernando Gomes