Aberta rodada de discussões para elaboração do PPA

  • Na primeira audiência, comunidades pedem núcleos comunitários, asfaltamento e melhoria na iluminação pública

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 23/05/2017 às 13:08   |   Imprimir

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 22, a audiência pública que abriu os debates com a comunidade para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 que estabelecerá as diretrizes e ações para os próximos três anos de gestão e para o primeiro ano da administração que a sucederá. A abertura aconteceu no Clube da Terceira Idade Roda de Chimarrão do Bairro Pippi e reuniu bom público, representando doze bairros da zona leste da cidade que tiveram a oportunidade de elencar suas prioridades.
Ao abrir a série de discussões, o prefeito Jacques Barbosa teve um diálogo franco com os moradores sobre projetos e prioridades do Governo Municipal, abordando áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura urbana e rural, obras e serviços. Jacques voltou a ressaltar a importância de aproximar a gestão do município com a sua população. “São as lideranças dos bairros que tocam Santo Ângelo para frente e administrar é ouvir as pessoas. É através de vocês que conhecemos as reais necessidades das comunidades e que nos permitem que busquemos soluções em conjunto”, frisou. 
O prefeito também falou sobre a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi, reafirmou o compromisso de colocá-la em funcionamento e anunciou o processo de licitação, orçado em R$ 60 mil, para a reforma do prédio, enquanto técnicos da Secretaria Municipal da Saúde avaliam os equipamentos. “É um compromisso de governo e vamos honrá-lo. Porém, precisamos seguir todos os trâmites legais”, assinalou Jacques. 
DEMANDAS
A destinação de recursos para a construção de núcleos comunitários foi a demanda mais lembrada pelos representantes de bairros, juntamente com a solicitação de asfaltamento de ruas, em sua maioria extensões de vias já pavimentadas através do Pró-Transporte. Estas prioridades foram elencadas por cinco bairros representados. A iluminação pública também foi apontada como principal problema nas comunidades. 
Na área da saúde, entre as prioridades, foi apontada a necessidade da instalação de uma farmácia básica no Centro Social Urbano do Bairro Pippi. 
O Bairro Aguiar relatou a necessidade da conclusão e instalação de uma Escola de Educação Infantil, cujas obras foram iniciadas, porém seguem paralisadas. 
A área de segurança pública foi lembrada pelos representantes dos bairros José Alcebíades de Oliveira e Indubras, que defendem a retomada dos módulos policiais nas comunidades, enquanto que os bairros Rosa, Cristal, Zeferino, Sagrada Família e Linha Paraíso, solicitaram a retomada de projetos sociais envolvendo crianças, adolescentes e jovens nos bairros. 
Sobre o sistema de iluminação pública de Santo Ângelo, um pleito de praticamente todas as comunidades, o prefeito foi muito franco: é ultrapassado, caro e ineficiente. Jacques defende a sua modernização e disse que está trabalhando em projetos neste sentido, porém garantiu que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos continua trabalhando na reposição de lâmpadas e na manutenção da iluminação pública, com uma demanda crescente, provocada justamente pela ineficiência do sistema.
O prefeito também defendeu que as melhorias na segurança pública das comunidades podem ser proporcionadas através de políticas públicas sociais e inclusivas, como programas de esporte, arte, cultura, música e dança, e de prevenção às drogas. “Vamos retomar os projetos sociais nos bairros, como política pública de prevenção à violência”, anunciou. Jacques anunciou ainda, a articulação para a retomada do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e a instalação do Comitê de Gestão Integrada da Segurança Pública – reunindo o Executivo e os órgãos da segurança - para buscar alternativas e garantir melhorias no setor. A previsão de retomada destes projetos, segundo o prefeito, é para o segundo semestre deste ano. 
AUDIÊNCIAS
O cronograma de audiências segue hoje, terça-feira, a partir das 19 horas, no Salão da Igreja Menino Deus, do Bairro Aliança, quando serão ouvidos também os moradores dos bairros São Pedro, Pascotini, Parque Industrial, Residencial 300 Anos, Residencial Jardim, Castelarin, Meller Norte, Alvorada, Maria Ritter, Neri Cavalheiro e COHAB.

Fotos: Fernando Gomes