Ações do Programa “Prefeitura nos Bairros” revitalizam quatro bairros

  • Lideranças comunitárias destacam obras de melhorias e serviços de limpeza realizados pelo Governo Municipal na Castelarin, Fava, Meller Norte e Vier

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 18/07/2017 às 09:31   |   Imprimir

Moradores e lideranças comunitárias dos bairros Castelarin, Meller Norte, Fava e Vier agradeceram e destacaram o empenho da equipe do Governo Municipal na execução do Programa Prefeitura nos Bairros, onde é prestada uma gama de serviços em prol da população. “Fico feliz com o auxílio prestado pela administração municipal. Os moradores do bairro Castelarin estão felizes com o trabalho, principalmente a retirada de entulhos, galhos de árvores, lixo e a limpeza. Vai evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos”, afirmou Marlene Schubert, presidente do Núcleo Comunitário. O representante do Bairro Fava, o vereador Vando Nolasco disse que as ações do Governo Municipal repercutiram positivamente entre a comunidade. “A comunidade está feliz com a recuperação da academia ao ar livre e do parque infantil. Ganharam um novo aspecto”, frisou. 
Esta é a segunda edição do programa que, segundo o prefeito Jacques Barbosa, aproxima o Poder Público Municipal da população e revitaliza o espaço de convivência dos moradores. Em abril, foram cobertos pelo programa os bairros Santo Antônio, Rosenthal e São João. 
Na quinta e na sexta-feira, todos os setores do Governo Municipal estiveram à disposição dos moradores dos quatro bairros, executando serviços de melhoria nas ruas e travessas dos bairros, com obras de recuperação de parte da pavimentação, com tapa-buraco e encascalhamento, além da pintura da sinalização de trânsito, horizontal e vertical, podas de árvores. Servidores trabalharam na limpeza e consertos de bocas de lobo, manutenção do sistema e reposição de lâmpadas da iluminação pública, recolhimento de entulhos e limpeza geral às margens do Rio Itaquarinchim. Conforme números da coordenação dos trabalhos, com o auxílio dos moradores, foram retiradas em torno de 100 cargas de entulhos, lixo e galhos de árvores dos quatro bairros cobertos por esta edição do “Prefeitura nos Bairros”. 
O mutirão também teve a participação do Núcleo de Prática Jurídica do IESA ofertando à população orientação judiciária gratuita e da URI Campus Santo Ângelo, através dos acadêmicos do Curso de Enfermagem, oferecendo serviços básicos na área da saúde como medição de pressão arterial, testes de glicemia e outros. O Instituto Embelleze participou com seus alunos do Curso de Maquiagem, estendendo o benefício à população.
Ainda na área da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde, usou a estrutura da Unidade Básica do Bairro Castelarin para realizar consultas médicas e serviços de prevenção, além de outros encaminhamentos. Entre outros serviços prestados, recadastramento do Programa Bolsa Família pela Secretaria de Assistência Social; distribuição de mudas de hortaliças pela Secretaria da Agricultura; orientações sobre projetos habitacionais pela Secretaria de Habitação; oficinas de artesanato através da Secretaria de Cultura; práticas esportivas com a participação das secretarias municipais de Educação e de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. 
ALIANÇA
No encerramento das atividades nos bairros da zona leste, o prefeito Jacques Barbosa anunciou a terceira edição do Programa Prefeitura nos Bairros para os dias 3, 4 e 5 de agosto, atendendo com obras de melhoria e serviços as comunidades da Aliança, São Pedro, Parque Industrial, Maria Ritter e Alvorada.

Fotos: Tarso Weber/Fernando Gomes