Governo Municipal encaminha solução para construção de calçadas no Bairro Haller

  • Preocupação é com a segurança das crianças que estudam na Escola Municipal Eurico de Morais

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 04/07/2019 às 11:36   |   Imprimir

O Governo Municipal, atendendo reivindicação da comunidade, está encaminhando a solução para a falta de calçadas no Bairro Haller, imediações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eurico de Morais.
Reunião realizada na noite dessa quarta-feira, 3, nas dependências da escola tratou do assunto. O prefeito Jacques Barbosa reuniu-se com a diretora da escola, Sandra Regina Massalai Gomes, professores e membros do Círculo de Pais e Mestres. Acompanharam o prefeito, o chefe de Gabinete Airton Peruzzi e o secretário municipal de Indústria e Comércio, João Baptista Santos da Silva. Os vereadores Jaqueline Possebom e Valdonei da Luz também acompanharam o encontro.
O empresário Paulo Callegaro, do Frigorífico Callegaro, compareceu para explanar sobre a sua preocupação com a segurança das crianças que frequentam a escola, especialmente no trajeto da chamada Linha Picadinha. “Nos horários de saída das aulas o trânsito é intenso na Avenida Ângelo Dalla Piccola e sem as calçadas as crianças acabam transitando pela rua, dividindo espaço com os veículos. Como empresário estabelecido na localidade a nossa intenção é ajudar, mas esperamos que a comunidade também tenha essa compreensão da necessidade de construir calçadas em frente às suas casas”.
A diretora Sandra igualmente externou a preocupação com a segurança dos alunos e falou da busca por uma solução há mais de 20 anos. “Esse é um tema recorrente na nossa escola e agora avançamos na discussão com a sensibilidade do nosso prefeito”.
O prefeito Jacques Barbosa frisou que para resolver várias situações é preciso a união do poder público com a comunidade e é isso que está acontecendo no Bairro Haller. “Estamos dispostos a resolver esse problema, mas para isso precisamos que a comunidade esteja ciente de que todos devem colaborar”.
Para a construção das calçadas existe um trecho que não possui ainda edificações e fica mais fácil realizar a obra. Entretanto, no outro trecho reivindicado existem residências construídas e na maioria dos casos o cercamento do terreno avança no espaço que seria reservado para as calçadas. 
Vários pais se pronunciaram solicitando que o Governo Municipal notifique os proprietários dessas residências, dando prazo para a construção das calçadas. Eles reclamaram que os proprietários foram convocados para reuniões com o objetivo de resolver a situação, porém, poucos demonstraram interesse. Um dos pais lembrou que se ocorrer algum acidente envolvendo as crianças, pela falta da calçada, a Prefeitura pode ser acionada judicialmente. Então, a notificação é uma forma, inclusive, da administração municipal se proteger. Além disso, recordaram que a construção das calçadas irá valorizar os imóveis.
Jacques deixou claro que a segurança das crianças é prioridade e que a administração tentou evitar a notificação, porém, sem respostas, isso terá que ser feito. Afirmou ainda que o Governo Municipal irá auxiliar com maquinários, para a realização de terraplenagem e retirada de árvores onde isso for necessário.
Ficou decidido que os proprietários dessas residências serão notificados com prazo de 60 dias para construção das calçadas. Não cumprido o prazo, os proprietários estarão expostos ao que determina a legislação, incluindo multa. 
A Escola Eurico de Morais atende 270 alunos do primeiro ao nono anos do ensino fundamental.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes