Prefeito vistoria obras e ouve a comunidade no Bairro Emília

  • Jacques Barbosa verificou andamento da instalação da rede coletora de águas pluviais nas ruas Francisco Donato e Juca Raimundo

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 09/07/2019 às 15:27   |   Imprimir

Na manhã dessa terça-feira, 9, o prefeito Jacques Barbosa realizou uma visita ao Bairro Emília, onde acompanhou as obras de instalação da rede coletora de água pluviais. Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e da vereadora Jacqueline Possebom.
O estudo para a realização da obra foi em parceria com o projeto de extensão do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Fronteira Sul e atendendo levantamento da Defesa Civil. A obra efetivada nas ruas Francisco Donato e Juca Raimundo já está com mais de 90% dos trabalhos concluídos.
O prefeito verificou o andamento das obras e ouviu moradores sobre o trabalho e outras situações do bairro. Jacques esclarece que a empresa executora da obra está trabalhando na fase de concretagem da tubulação e na instalação das grelhas das quatro bocas-de-lobo no trecho de 120 metros. 
As obras foram elencadas como prioritárias pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, integrado pela Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público, CORSAN e órgãos públicos de fiscalização, de assessoramento e de defesa ambiental.
A vereadora Jacqueline disse que a comunidade do bairro reivindicava a obra há um bom tempo e que o Governo Municipal foi sensível e solucionará diversos problemas causados pela água que invadia pátios e até mesmo algumas residências.
A comerciante Loreni Costa conversou com o prefeito e a vereadora sobre a obra, destacando que os transtornos vividos pela comunidade não serão mais repetidos. “Estamos satisfeitos que a Prefeitura está atendendo nosso pedido e resolvendo um problema antigo e que causava muita dor de cabeça”.
Elza Nascimento reside no Bairro Emília há 25 anos e fala que em dias de chuva era praticamente impossível transitar a pé e até de carro ficava difícil. “Essas ruas viravam um oceano. Essa obra é necessária e nós vínhamos pedindo há muito tempo. Agora está sendo resolvido o problema e temos que agradecer à Prefeitura por isso”.
Outra moradora antiga do bairro é Marinês Vaccaro Borges. Ela reside na Rua Francisco Donato há 17 anos e concorda com a observação feita por Elza em relação à dificuldade de transitar em dias de chuva. “A água invadia os pátios, tomava conta da rua e das calçadas, causando uma série de transtornos. O trabalho está ficando muito bom e estão de parabéns o prefeito e sua equipe”.
O secretário Francisco Medeiros afirma que a obra integra o Plano de Prevenção a Alagamentos do Governo Municipal com investimento de mais de R$ 2 milhões na solução de problemas em áreas pontuais da cidade com frequentes inundações em decorrência de fortes chuvas, principalmente em períodos sazonais, a mais de cinco décadas. Nesta primeira etapa, estão sendo executados 1,3 quilômetros de rede de escoamento pluvial, nos bairros Missões, Emília, Ditz e Centro-Sul.
O Bairro Emília receberá ainda neste ano, mais de R$ 100 mil em investimentos na rede pluvial. Na segunda etapa das obras de drenagem, serão construídos mais 120 metros de rede contemplando a Rua Sepé Tiaraju, garantindo segurança à vida e ao patrimônio da população.
Jacques, Jacqueline e o secretário Francisco percorreram outras ruas do bairro, ouvindo a comunidade sobre outras situações que o Governo Municipal está encaminhando soluções, como é o caso do calçamento e escoamento de água da Rua Daltro Filho.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes