Força-tarefa vai ampliar ações de combate à Dengue

  • Ações contundentes ganharam reforço nos bairros União e Harmonia e serão intensificadas a partir da segunda-feira

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 06/04/2020 às 08:00   |   Imprimir

O Governo Municipal vai reforçar as ações de combate à Dengue já desenvolvidas em Santo Ângelo, a partir da próxima segunda-feira (06), quando mutirão de limpeza será realizado em todas as regiões da cidade.
As ações já iniciaram nesta sexta-feira (03), nos bairros Harmonia e União, e agora serão expandidas por todo o município, com a primeira atuação na zona oeste da cidade. A ação, sem período definido para o término, envolverá as secretarias municipais da Saúde, Vigilância Ambiental, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Transportes, Agricultura, Vigilância Sanitária e o apoio do 1º BCom de Santo Ângelo.
Os moradores dos locais atendidos pela força-tarefa podem descartar os entulhos em frente às suas residências para o recolhimento pela força-tarefa. "As ações iniciaram na zona oeste do município, onde estamos recolhendo os entulhos em todas as ruas deste território da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate, adotando medidas simples como o descarte dos materiais que podem acumular água parada, local de foco do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença", explica o prefeito Jacques Barbosa.
EQUIPE DE TRABALHO
São 10 caminhões e 3 retroescavadeiras, cedidos pelas secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Transportes e Agricultura, e também do Exército. "O 1º BCom está disponibilizando, neste primeiro momento, um caminhão e 6 soldados que atuam nesta iniciativa, podendo expandir a equipe e os veículos nas próximas semanas", conta o prefeito.
CARRO DE SOM
A população deve prestar atenção ao carro de som, que anuncia o dia e o horário correto para os moradores colocarem os materiais que desejam descartar nas calçadas em frente às casas. “É importante que as pessoas esperem o anúncio do carro de som ou dos agentes de endemias para que não fique lixo acumulado nas calçadas por vários dias”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental do município, Selenir Arruda.
LIMPEZA E VARREDURA DE FOCOS
A Vigilância Ambiental e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) iniciaram nesta sexta-feira (03), o mutirão de limpeza e varredura de focos, com a participação dos agentes de endemias do município, nos bairros União e Harmonia. Ações como esta vêm sendo realizadas frequentemente pela SEMMA, com a retirada de entulhos e lixos em diversos pontos da cidade, em parceria com a Vigilância Ambiental. "As áreas de descarte irregular são recorrentes nos serviços da SEMMA", explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros.
NOVOS PROFISSIONAIS
Jacques anunciou a contratação emergencial de 10 novos profissionais para se somar à equipe de combate à Dengue na Vigilância Ambiental. Seis iniciarão as atividades já na próxima semana. "Estamos reforçando também a compra do insumo para a aplicação do fumacê e de equipamentos de proteção individual para os profissionais que estão na linha de frente ao combate à Dengue", disse.
FORÇA-TAREFA
A força-tarefa que vai intensificar as ações pela cidade foi decidida em reunião realizada na tarde da sexta-feira (03), no Centro Municipal de Cultura, que também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, o médico Luis Carlos Cavalheiro; do fiscal da Vigilância Sanitária, Ubiratan Alencastro; da coordenadora da Vigilância Ambiental, Selenir Arruda; do coordenador da SEMMA, Antônio Cardoso; do secretário municipal de Agricultura, Gilmar Borges; dos agentes ambientais Rafael Rieger Ramos e Daniel Pedro Machado; do hhefe de Gabinete Airton Peruzzi e do coordenador da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Valter Larri Holsbach.

Texto/Fotos: Rodrigo Bergsleithner