Banco de Projetos Desenvolvimento Rural

Pleitos das associações de produtores serão inseridos em Banco de Projetos

Demandas serão formatadas em forma de projetos pela SDR para a captação de recursos junto aos governos federal e estadual

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu representantes das associações de produtores de Santo Ângelo para colher demandas, debater e planejar o plano de ação para este ano.

O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira, 11, no Espaço Gastronômico do Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires, com a presença do prefeito em exercício, Dr. Volnei Teixeira, do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Adolar Queiroz, do vereador Nivaldo Langer de Moura; Reinaldo Machado, coordenador do Café Colonial Missioneiro; representantes da Emater, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e técnicos do setor primário.

O prefeito em exercício Volnei Teixeira abriu a reunião saudando os presentes e reafirmando o compromisso do Governo Municipal com o fortalecimento das agroindústrias, da agricultura familiar e das associações de produtores, destacando os investimentos da gestão na infraestrutura do setor, desde a produção até a comercialização.

O secretário Adolar Queiroz também reforçou o compromisso do Governo Municipal com os produtores. “A aproximação da secretaria com o agricultor é fundamental. O trabalho só pode ser bem desenvolvido com o fortalecimento dos laços entre ambos, com o poder público andando lado a lado com o agricultor, entendendo suas necessidades e preocupações”, afirmou. Queiroz apresentou o plano de trabalho para reconstrução e reforma de estradas do interior, para a modernização do sistema de iluminação pública rural e demais projetos desenvolvidos pela secretaria.

BANCO DE PROJETOS

O Coordenador de Programas e Projetos da SDR, Diomar Formenton, abriu os trabalhos falando sobre os objetivos da reunião, apresentando um breve histórico das associações, seus objetivos, direitos e compromissos, com prioridade para o aprimoramento do trabalho coletivo e o fortalecimento do associativismo nas comunidades.

De acordo com Formenton, todas as associações representadas foram ouvidas, apresentando o funcionamento e as principais demandas de cada grupo de agricultores. As mais solicitadas estão relacionadas à orientação técnica, máquinas e equipamentos agrícolas e serviços para a infraestrutura das propriedades. “As demandas foram inseridas em ata. A partir de agora, a SDR e as entidades parceiras, irão elaborar os projetos específicos para cada associação e inseri-los em um Banco de Projetos. Depois vamos articular recursos junto aos parlamentares gaúchos, às secretarias de Estado e aos ministérios do Governo Federal”, informou Formenton. Segundo o coordenador, novos encontros nas comunidades rurais darão prosseguimento às atividades.

Texto: Tarso Weber | Foto: Divulgação/SDR