Programa de Fruticultura promove visitas técnicas

  • Ação é realizada em parceria com a Emater para incentivar a atividade econômica

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/04/2024 às 09:40   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) está trabalhando a fruticultura como alternativa de geração de renda no meio rural. Em parceria com a Emater, o programa tem realizado visitas técnicas para analisar os locais onde os onde os produtores planejam plantar as mudas que irão receber gratuitamente do programa
“A previsão de entrega das mudas é para o mês de junho, mas desde já é importante os produtores planejarem suas áreas para realizar o plantio em local adequado”, observa o técnico agropecuário da SDR, Gabriel Froes. Ele acrescenta que estão sendo repassadas aos agricultores as orientações técnicas a respeito dos locais, como declividade, sombreamento, espaçamento e manejos em geral.
O objetivo do programa de fruticultura é atender as demandas de produtos e matéria prima das agroindústrias do município, além de possibilitar a geração de renda alternativa para os produtores rurais. Vinte e três produtores serão contemplados com mudas nas localidades de Atafona, Buriti, Cristo Rei, Distrito União, Ilha Grande, Lajeado Cerne, Lajeado das Pombas, Linhas Alegre, Olhos d’Água, Parque das Oliveiras, Ressaca da Buriti, Restinga Seca e Rincão dos Meotti A previsão é que sejam entregues 1.694 mudas, entre cítricas e outras diversas como uva, ameixa e pêssego.
“O Programa tem como um de seus objetivos estimular a diversificação da matriz produtiva e incrementar a geração de renda no meio rural do município. E a fruticultura tem essa perspectiva, com possibilidade de comercialização da produção para programas governamentais, como PNAE e PAA, e ao mercado local”, analisa Álvaro Uggeri Rodrigues, diretor da SDR.
VISITAS TÉCNICAS
As visitas técnicas são realizadas por Gabriel Froes, acompanhado da chefe do Escritório da Emater, agrônoma Márcia Dezen e a estagiária técnica agrícola Renata Segatto. ‘’As visitas técnicas antes do plantio nos permitem avaliar as condições específicas dos locais onde os pomares serão implantados, oferecendo aos produtores orientações técnicas importantes que vão ajudar a minimizar riscos e maximizar a produtividade e a rentabilidade do pomar a longo prazo. O bom planejamento do local de implantação do pomar vai garantir um desenvolvimento saudável das mudas frutíferas e consequentemente uma colheita de qualidade no futuro’’, ressalta Froes.
Fotos: SDR