Olivicultura também é trabalhada como alternativa para o meio rural

  • Santo Ângelo está dentro do zoneamento agrícola para a cultura

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 14/03/2024 às 08:13   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha com vários programas que promovem culturas alternativas para gerar renda no interior. Somando-se as ações de piscicultura, fruticultura, apicultura e produção orgânica, a olivicultura passou a ser trabalhada no Município.
Na última terça-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), ocorreu uma reunião para discutir sobre o potencial e as possibilidades do cultivo de oliveira em Santo Ângelo e região. Conforme o diretor da SDR, Álvaro Uggeri Rodrigues, identificou-se que há condições de clima e solo para produção e que inclusive esse cultivo também está apto para Santo Ângelo no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).
Segundo Raul Moellman, aluno do curso de Agronomia da Fasa que está trabalhando com a cultura na região, já existem áreas implantadas em Santo Cristo, Ijuí e em Santo Ângelo, sendo este um pomar com 830 mudas implantado no ano passado na Linha Picadinha. Ressaltou que em Alecrim está em execução um projeto de construção de uma agroindústria para extração de azeite de oliva, o que pode se tornar uma abertura de mercado para uma futura produção regional.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, com aproximadamente 70% da produção nacional. Também possui a maior área cultivada do país, com 5.986 hectares, dado esse referente ao ano 2022. São 321 produtores com cultivo de oliveira em suas propriedades rurais e 110 municípios gaúchos com olivais.
Também participaram da reunião, Helenice Reis da Fasa; Diomar Formenton, coordenador de Programas e Agroindústrias da SDR; Edite Meotti, do STR e Gabriel e Lázaro, estagiários da SDR indicado pelo Instituto Federal Farroupilha.
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Divulgação