SDR abre inscrições para Programa de Fruticultura

  • Ações envolvem distribuição de mudas, capacitação de produtores e visitas técnicas para implantação de pomares

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 30/01/2024 às 08:48   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) está abrindo as ações do Programa de Fruticultura, que incentiva a diversificação para o meio rural e a consequente geração de emprego e renda. Estão abertas as inscrições, que devem ser feitas junto a sede da SDR, na rua Marechal Deodoro, 1.300, no centro, até o fim do mês de fevereiro.
Os inscritos serão selecionados com base nos pré-requisitos estabelecidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDASA). Entre eles estão a apresentação da DAP ou CAF ativa, confirma a atividade da agricultura familiar, apresentar local adequado na propriedade e disponibilidade de realizar a adubação adequada, o que será comprovada com visita técnica antes da implantação dos pomares.
As visitas técnicas serão realizadas após o plantio das mudas. Esse trabalho será desenvolvido em parceria entre as equipes da SDR e EMATER.
MUDAS
O programa ainda conta com distribuição gratuita de mudas frutíferas aos produtores inscritos; abertura de berços para a implantação das mudas frutíferas com o serviço de trator, equipamentos e operador da Secretaria e ainda prestação de orientações técnicas para os produtores inscritos.
O projeto para criar um programa específico para a fruticultura surgiu em 2020, quando o prefeito Jacques Barbosa e representantes do Governo Municipal estiveram visitando agroindústrias de suco integral de laranja. O empreendedor Aldair de Jesus Rosa, da NuttiFruti, afirmou que a indústria se ressentia da falta de matéria prima para ampliar seus negócios. A fruta era adquirida de produtores de outros municípios gaúchos.
“Atualmente, além da agroindústria de suco integral de laranja, o município conta com mais quatro agroindústrias que fazem o beneficiamento das frutas, como geléias e doces, demonstrando a crescente demanda por frutas”, observa o secretário Adolar Queiroz.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes