Aberto cadastro para o Programa de Aquisição de Alimentos

  • Neste ano, compra de produtos da agricultura familiar e das agroindústrias somará R$ 481 mil

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/02/2024 às 13:08   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) abriu na última quinta-feira o cadastro de agricultores para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A reunião foi realizada no Espaço Gastronômico do Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires.
O encontro foi aberto pelo coordenador do PAA em Santo Ângelo, Diomar Formenton, que apresentou o histórico do programa em Santo Ângelo, cuja primeira edição foi em 2009. Também esclareceu alguns critérios exigidos, como o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) atualizado, no mínimo 50% deve ser mulheres, 60% inscritos no CADÚnico e ressaltou a qualidade dos produtos a serem entregues para as entidades beneficiadas.
O secretário municipal Adolar Queiroz destacou a importância do PAA para os agricultores na comercialização dos produtos e geração de renda e para os atendidos pelas entidades assistenciais beneficiadas com os alimentos.
RECURSO
Neste ano, o PAA destinará R$ 481.280,30 para Santo Ângelo na compra alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação. Esses alimentos são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e atendidas pela rede de assistência social, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Além disso, o PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.
Os agricultores interessados ainda podem ser cadastrar na próxima semana na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, localizada na Rua Marechal Deodoro, 1300.
A presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), Marcia Brutti, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin, acompanharam a reunião.
EQUIPE
A equipe responsável pelo PAA no Município é formada pelos técnicos agropecuários Andressa Teloeken e Gabriel Froes, a estagiária em Agronomia Ana Carolina Meotti e coordenação do tecnólogo em Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton.
Foto: Divulgação