Feirantes da Praça Castelo Branco tem até agosto para regularizarem-se

  • Governo Municipal têm oferecido as condições possíveis e legais para adequação dos produtores

    Assunto: Economia   |   Publicado em: 11/07/2017 às 13:41   |   Imprimir

Aconteceu na segunda-feira, 10, mais uma rodada de negociações entre o Governo Municipal, Ministério Público e feirantes para a regulamentação da comercialização de produtos coloniais na Praça Castelo Branco. Participaram desta nova discussão sobre o assunto, realizada nas dependências do Ministério Público, a Promotora de Justiça Especializada Paula Mohr, o prefeito Jacques Barbosa, secretário de Saúde Luis Carlos Cavalheiro, secretário da Agricultura Luiz Gilmar Borges, secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e técnicos da vigilância sanitária e Secretaria de Agricultura. 
Durante o encontro foi exposto pela promotora à necessidade da regulamentação dos feirantes para a venda dos seus produtos diretamente ao consumidor. O prefeito colocou novamente o Governo Municipal à disposição para que sejam fortalecidas as atividades das agroindústrias, uma das prioridades do programa de governo para o desenvolvimento socioeconômico de Santo Ângelo. A gestão atual já contratou uma nutricionista e adquiriu um software para a produção de embalagens com informações nutricionais dos produtos para regulamentar os agricultores do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros da Avenida Venâncio Aires e, se necessário, contratará mais profissionais para atender aos agricultores da Praça Castelo Branco.
Para que aconteça a sistematização dos serviços e efetivação real da regulamentação estabeleceu-se o mês de julho para realizar as visitas de avaliação das propriedades rurais dos produtores que comercializam sua produção na Praça Castelo Branco. Na primeira semana de agosto esse diagnóstico será apresentado ao Ministério Público e aos órgãos de fiscalização do município. Os feirantes que se adequarem às normas sanitárias vigentes estarão aptos a comercialização de seus produtos.

Texto: Isabelle Luft
Foto: Fernando Gomes