Prefeito prega união em torno do desenvolvimento

  • Em discurso alusivo aos 149 anos de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, discorreu sobre obras e realizações e o crescimento econômico, destacando o empreendedorismo

    Assunto: Homenagem  |   Publicado em: 23/03/2022 às 14:51   |   Imprimir

Em sessão solene da Câmara de Vereadores, em homenagem aos 149 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo, realizada na sede do Legislativo na noite de segunda-feira, 21, o prefeito Jacques fez um pronunciamento contundente, relatando as conquistas da gestão e conclamando o fortalecimento da união entre os segmentos políticos, produtivos e comunitários para que o município continue em ascensão nos planos econômico e social.
“Um município é sempre mais importante do que governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos. O aniversário de Santo Ângelo é uma oportunidade para que, juntos, renovemos nossos votos de luta pelo desenvolvimento social e humano da nossa terra e da nossa gente. Dotamo-nos do espírito construtivo, da união em torno do bem comum”, afirmou Jacques aos vereadores, autoridades civis e militares presentes na solenidade.
PROTAGONISMO
O chefe do Executivo assinalou que Santo Ângelo é protagonista regional em crescimento econômico. “Somos hoje a cidade que mais se desenvolve na região, que mais gera riquezas e que tem conseguido atravessar este momento difícil da vida do país de cabeça erguida, com austeridade e com foco na solução dos problemas. Santo Ângelo está entre os quatro municípios gaúchos que mantiveram saldo positivo de empregos no período da pandemia e obteve um incremento de mais de 12% na receita do ICMS. O maior percentual de crescimento entre os municípios de mesmo porte da região noroeste”.
A citação do prefeito é com base nas últimas informações da Secretaria de Estado da Fazenda que demonstra o incremento na receita do ICMS de Santo Ângelo em percentual superior a municípios como Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e São Borja.
EMPREENDEDORISMO
No discurso Jacques atribuiu o crescimento, às políticas de governo para acolher investimentos privados e ao gene empreendedor do santo-angelense. “Isso tudo graças ao DNA empreendedor do santo-angelense; graças a excelência da nossa produção industrial; à pujança do nosso comércio; à força da agricultura familiar, do agronegócio; e da diversidade do setor de prestação de serviços, comprometidos com o desenvolvimento econômico, social e humano. É esse somatório de forças que move Santo Ângelo à frente, para o futuro”.
O prefeito afirmou ainda, que são os empreendedores que inspiram a gestão do município a construir uma gestão inovadora, de portas abertas para o diálogo e preparando a cidade para acolher investimentos, com infraestrutura urbana e rural, logística de transporte, educação de qualidade, saúde resolutiva e avanços tecnológicos. “Esta é a política da gestão: gerar emprego e renda, estabelecendo um ambiente favorável para os negócios, facilitando e incentivando novos empreendimentos, oferecendo um município atraente para os investidores e, obter como resultado, mais oportunidades e qualidade de vida para a população”.
INVESTIMENTOS & OBRAS
Conforme a manifestação do prefeito, que está em seu sexto ano de mandato, o município já atraiu mais de R$ 700 milhões em investimentos da iniciativa privada e já investiu mais de R$ 50 milhões em obras públicas patrocinadas pela prefeitura municipal com recursos próprios, de projetos e programas de outras esferas de governo, de emendas parlamentares. “São mais de 700 quadras asfaltadas. Temos 60% do território do município coberto com a iluminação LED. Abrimos a Unidade de Pronto Atendimento, a nossa UPA 24 Horas, referência em saúde e de atuação gigante no enfrentamento à pandemia – vidas foram salvas; implantamos o Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, com a ampliação de cerca de vinte quilômetros da rede de drenagem pluvial de Santo Ângelo, resguardando a vida e o patrimônio dos cidadãos. Instalamos em parceria com o Ministério Público os planos de Saneamento Básico Urbano e Rural. Enfatizo aqui, que o Plano de Saneamento de Rural, pioneiro no Rio Grande do Sul, foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como o terceiro melhor do País”, fundamentou.
O prefeito também disse que os pilares vitais da democracia se assentam na relação harmoniosa e independente entre os poderes e destacou o trabalho de vereadores comprometidos com Santo Ângelo que atuam além das suas funções legislativas, mas com o espírito público de fazer o bem, auxiliando o município na captação de recursos para investimentos à ampliação dos serviços e na melhoria da qualidade de vida da população.
SOLENIDADE
Na sessão solene, presidida pelo vereador Vando Ribeiro de Souza (MDB), a vereadora Simone Lunkes (PDT), foi oradora, representando os demais legisladores. A novidade no plenário da Câmara foi à presença dos vereadores suplentes Luana Rolim de Moura e Dionísio Faganello.
Prestigiaram a solenidade alusiva aos 149 anos de Santo Ângelo, o vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira; o comandante do 1º BCom, tenente-coronel Japhet Luiz Barbosa de Carvalho Sobrinho; o comandante do 7º RPMon, major Enízio da Silveira Vasconcelos; o capitão Silvano Rodrigues, representando o comando do 11º Batalhão de Bombeiro Militar de Santo Ângelo; a coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza; e o presidente da Acisa, Mauro Tschiedel.
 
Fotos: Fernando Gomes