Assembleia homenageia os 150 anos de Santo Ângelo

  • Sesquicentenário de emancipação político-administrativa foi destacado no Grande Expediente do parlamento estadual numa proposição do deputado Eduardo Loureiro

    Assunto: Homenagem  |   Publicado em: 16/03/2023 às 09:17   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa participou na tarde desta quarta-feira, 15, da homenagem prestada pela Assembleia Legislativa aos 150 anos de Santo Ângelo. O ato foi realizado no Grande Expediente e teve como proponente o deputado Eduardo Loureiro.
O deputado missioneiro discorreu sobre as raízes de mais de três séculos de história de sua cidade natal projetados pelas reduções jesuíticas-guarani. E salientou que o marco inicial da autonomia veio na Lei Provincial de 1873, que separou Santo Ângelo de Cruz Alta, quando passou à condição de Vila, nome usado à época para denominar uma cidade. Somou-se às 28 Vilas reconhecidas no RS naquele período. "Mais do que reverenciar a belíssima história de Santo Ângelo, se faz necessário lembrar das muitas mãos que cultivaram, semearam e cuidaram daquela frondosa árvore missioneira", assegurou Eduardo Loureiro, "gente que lutou e luta bravamente para ver a cidade progredir, como fizeram os prefeitos".
Jacques ressaltou que a homenagem promovida pela Assembleia não foi apenas à emancipação, “mas também para todos os santo-angelenses e aqueles que residem na Capital das Missões e que a cada dia constroem o futuro da nossa terra”.
A sessão foi presidida pelo deputado Vilmar Zanchin e prestigiaram o ato, a primeira-dama Juliana Barbosa; secretária-adjunta da Casa Civil, delegada Flávia Colossi, representando o governador Eduardo Leite; Gustavo Brunet de Souza, defensor público representando a Defensoria Público do Estado; presidente da 20ª Fenamilho Internacional, Luís Alberto Voese; Rainha da Fenamilho, Isadora Taborda; Rainha dos 150 Anos, Sandy Couto; ex-deputado federal e ex-deputado estadual Celso Bernardi; ex-prefeito de Santo Ângelo e ex-deputado estadual Valdir Andres.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes