Santo Ângelo recebe relatório de competitividade

  • Documento foi entregue ao secretário de Turismo, Marcos Mattos

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 18/03/2014 às 15:20   |   Imprimir

O secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Marcos Mattos entregou na segunda-feira, 17, ao prefeito Valdir Andres o Estudo Competitivo sobre Santo Ângelo como destino turístico do Rio Grande do Sul. O trabalho foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e repassado aos municípios na semana passada pela Secretaria Estadual de Turismo.
O Rio Grande do Sul é o Estado que mais se utiliza dessa ferramenta, aplicada em 29 municípios (Bagé, Cambará do Sul, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Bento Gonçalves, Gramado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Taquara, Três Coroas, Torres, Três Coroas, Uruguaiana e Vacaria).
O Estudo de Competitividade de Santo Ângelo foi entregue pela secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira a Marcos Mattos, na semana passada. O diagnóstico deverá servir como base para a execução de políticas públicas no setor turístico do município.
Cristiane Rezende, da FGV, explicou que os estudos foram realizados tendo como base um levantamento de campo nos destinos elencados pela Setur, de forma a verificar o estágio atual de competitividade de cada destino. "Depois do trabalho realizado, verificou-se que a média geral de todos os municípios percorridos, é de 56,8 pontos, o que supera os 56,4 estabelecidos como meta no Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul", ressaltou.
Segundo o secretário de Turismo e Esportes de Santo Ângelo, Marcos Mattos, o município alcançou a média geral de 51,7 pontos. O índice está abaixo da média geral do Estado, no entanto, nos critérios de infraestrutura geral (80 pontos), cooperação regional (74,4 pontos), acesso (68,3 pontos), aspectos ambientais (60,8 pontos) e aspectos sociais (58 pontos) o município apresentou pontuação elevada.
Ainda de acordo com Mattos é preciso avançar nas questões de monitoramento, marketing e promoção, serviços e equipamentos turísticos, atrativos e políticas públicas.