Empreendedores da Buriti recebem qualificação para o turismo rural

  • Prefeito Jacques participou do encerramento da primeira etapa e anunciou pré-projetos para melhorias na infraestrutura e nas áreas de telefonia e internet

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 11/04/2024 às 13:32   |   Imprimir

O Governo Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Santo Ângelo e o Senar, está ofertando curso de Turismo Rural para 24 produtores de 15 propriedades rurais do Distrito Buriti.
A qualificação teve início na segunda-feira, 8, e a primeira etapa de articulação, mobilização, identificação e seleção de oportunidades de negócios encerrou na quarta-feira, 10, com um almoço de confraternização, no Clube Flor de Maio, na sede do distrito. O curso tem duração de 18 meses e é divido em cinco etapas.
A confraternização contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa, dos secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Diomar Formenton (Desenvolvimento Rural) e Luís Alberto Voese (Gestão de Finanças); de Laurindo Nikititz, presidente do Sindicato Rural; da supervisora de Formação Profissional Rural do Senar, Amanda Arenhardt; da instrutora do curso Sheila Rigotti; da gestora de Projetos do Sebrae, Lisiani Hampel; Marta Benatti, presidente do Conselho Municipal de Turismo; Marizete Leite, coordenadora da Casa do Empreendedor; do empresário Alberto Wachter e das famílias inscritas no curso.
Segundo informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o curso também está sendo realizado no Distrito Sossego e tem por objetivo identificar as potencialidades e implantar negócios de turismo rural, aproveitando características naturais, sociais e culturais das propriedades. “O projeto de expansão do turismo para o meio rural é um projeto de gestão, estimulando produtores e trabalhadores rurais que desejam e podem utilizar a propriedade com a exploração de suas atrações naturais como lazer e entretenimento para visitantes, vislumbrando como resultado a diversificação e o aumento da renda no campo”, assinalou João Baptista.
INFRAESTRUTURA RURAL
Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa destacou os investimentos que o Governo Municipal tem destinado ao meio rural em infraestrutura, como a modernização do sistema de iluminação pública, ampliação da frota de máquinas pesadas e equipamentos para garantir o atendimento aos produtores rurais com a conservação e manutenção de estradas e anunciou pré-projetos de pavimentação asfáltica para o interior do município, que contempla entre outras localidades, vias do Distrito Buriti e adjacências.
Outra situação que preocupa o Governo Municipal, moradores e lideranças do distrito, é a precariedade do sistema de comunicação, como a telefonia e internet. O prefeito Jacques afirmou que irá solicitar apoio do governador Eduardo Leite e do procurador da República, Osmar Veronese, para que assumam a causa e unam forças ao município por melhorias. Para o prefeito, o aperfeiçoamento no sistema de telefonia e internet no campo é mais que uma necessidade, é prioridade, exemplificando que a informatização dos serviços, sejam públicos ou privados, é uma realidade e a precariedade para o meio rural, excluiu o produtor dos avanços tecnológicos.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes