Promovido primeiro módulo do curso de Turismo Rural

  • Atividade é promovida em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e secretárias municipais de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Sindicato Rural e

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 15/12/2023 às 10:13   |   Imprimir

Nesta semana, foi realizado o primeiro módulo do Curso de Turismo Rural ministrado pelo Senar, com a orientação técnica de Scheila Rigotti, numa parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marta Benatti acompanhou as atividades, juntamente com agricultores das comunidades de Distrito do Sossego, Comandaí e Buriti. Também se fizeram presentes os representantes das duas secretarias envolvidas a fim de observar as reais necessidades das propriedades rurais interessadas em alavancar esse tipo de empreendimento.
O curso visa identificar possíveis roteiros para implantar negócios de turismo rural aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento de renda para a propriedade rural. As comunidades rurais poderão realizar a exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento a visitantes além de oportunizar a convivência com os moradores locais. Os participantes visitaram dois possíveis roteiros e seus atrativos a fim de observar a realidade local. No retorno à cidade a visita foi na Casa Kombina, local de venda de produtos artesanais, café e lanches.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, observa que o município tem inúmeros atrativos que podem agregar valor a produtos, serviços e promoção do patrimônio cultural, valorizando a natureza e as belezas no interior. “A Secretaria pode impulsionar o incremento das rotas através da oferta de consultoria e recursos financeiros com juros subsidiados para facilitar as melhorias necessárias”.
O curso conta com quatro módulos e será retomado com um encontro pré-agendado para a primeira quinzena do mês de março de 2024, no Distrito de Buriti, contando com o envolvimento de agroindústrias, artesãos e agricultores locais que estão buscando a valorização do patrimônio natural, cultural e religioso da comunidade.
Fotos: Divulgação