Aprovado projeto para projeção mapeada na Catedral Angelopolitana

  • Proposta de R$ 5,7 milhões teve aprovação na Lei Rouanet e captação deve ser realizada até 31 de dezembro deste ano

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 30/11/2023 às 10:57   |   Imprimir

O Ministério da Cultura aprovou projeto apresentado pela Organização Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) para criação de um espetáculo de projeção mapeada a ser apresentado diariamente na fachada da Catedral Angelopolitana e no prédio da antiga Prefeitura, que sediará o Museu Histórico das Missões. A Organização é presidida pelo ex-prefeito de São Miguel das Missões, Mário Nascimento.
A iniciativa integra o chamado Grande Projeto Missões, que trabalha questões que envolvem o turismo regional e prevê o uso de avançada tecnologia de projeção mapeada. O investimento previsto é de R$ 5.787.195,00 com captação por meio da Lei Rouanet até 31 de dezembro deste ano.
A projeção deverá contar com 30 minutos e áudio disponível em português, espanhol e inglês. As imagens terão qualidade 4 K. Versando sobre a história das Missões e o período jesuítico-guarani.
O prefeito Jacques Barbosa considera o projeto um avanço importante para a atração de turistas e afirmou que o Governo Municipal de Santo Ângelo está empenhado em auxiliar na captação dos recursos.
O projeto prevê ainda a apresentação de espetáculo com a mesma tecnologia nas Ruínas de São Miguel das Missões. A ideia é ter uma apresentação em Santo Ângelo abordando a história dos 30 povos missioneiros e focar na vida cotidiana das reduções e nas experiências do período na versão a ser apresentada em São Miguel das Missões, tornando as duas atrações complementares.
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes