Sancionadas leis que valorizam roteiro Caminho Missões e Festival Canto Missioneiro

  • Roteiro turístico e festival da música tradicionalista são considerados pelo Estado como manifestações de relevante interesse cultural para os gaúchos

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 09/05/2018 às 15:38   |   Imprimir

Uma comitiva santo-angelense participou na tarde de terça-feira, 08, da solenidade de sanção de nove leis que incentivam a cultura e o turismo no interior gaúcho pelo governador José Ivo Sartori. À frente da comitiva esteve o prefeito Jacques Barbosa, juntamente com os secretários municipais da Cultura, Neusa Cavalheiro, e do Turismo, Vando Ribeiro de Souza, em Porto Alegre, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
De iniciativa do deputado estadual Eduardo Loureiro, foram sancionadas as leis que declaram o roteiro turístico Caminho Missões e o Festival Canto Missioneiro da Música Nativa de Santo Ângelo como manifestações de relevante interesse cultural dos gaúchos, passando a integrar o Calendário de Eventos Oficial do Estado.
O Caminho das Missões é um roteiro turístico de aventura, histórico, cultural e religioso, que desde 2002 percorre antigas estradas de chão batido que ligavam as reduções jesuíticas-guarani, com início em São Borja e final em frente à Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo. No trajeto, estão atrações em Garruchos, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, Caibaté, São Miguel das Missões e Entre-Ijuís. 
O festival Canto Missioneiro da Música Nativa, promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, é um evento que ocorre no município há mais 10 anos, fomentando e incentivando a criatividade de compositores e intérpretes com letras e músicas ligadas à temática regionalista, propiciando um espaço à revelação de novos talentos e difusão de suas realizações artísticas.
Além do prefeito santo-angelense Jacques Barbosa e do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Paulo Peixoto, também estiveram presentes no ato de sanção lideranças e empresários que atuam na área do turismo, como José Roberto Oliveira, além de vereadores e secretários municipais.

Foto: ASCOM/Palácio Piratini