AOSA estima cinco mil visitantes na Exposição Regional de Orquídeas

  • Na abertura do evento, secretário de Turismo sugere plantio de orquídeas em logradouros públicos como incentivo ao setor, ao cultivo da planta, e embe

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 27/03/2019 às 08:40   |   Imprimir

Mais de cinco mil pessoas passaram pela 11ª Exposição Regional de Orquídeas realizada entre sexta e domingo no Centro Municipal de Cultura. A estimativa é da diretoria da Associação dos Orquidófilos de Santo Ângelo (AOSA), organizadora do evento, que reuniu associações de oito municípios do Polo Noroeste, com 430 plantas da espécie Cattleya Labiata em exposição e milhares colocadas à venda.
A exposição alusiva aos 146 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Santo Ângelo, realizada com o apoio do Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, e da Federação Gaúcha de Orquidófilos e do Polo Noroeste, iniciou sexta-feira, 22, dia do aniversário do município, com a comercialização de plantas. A abertura oficial pela presidente da AOSA Ivone Jaeger Bellinaso, na presença do secretário de Turismo, Vando Ribeiro de Souza, do presidente da federação, Carlos Griebeler e do presidente do Polo Noroeste de Orquidófilos, Martinho Kuck aconteceu na tarde de sábado, 23, com a participação da Banda do 1º BCom. 
“Neste ano falamos da orquídea como uma obra de arte criada por Deus e dada de presente ao homem para recriar, cuidar e fazer que ele se perpetue ao longo dos tempos. As orquídeas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de atravessar os tempos criando e contando o passado e se recriando ao nosso presente”, declarou Ivone. 
O secretário Vando, representando na solenidade o Governo Municipal, constatou que o auditório do Centro Municipal está ficando pequeno para o crescente número de orquidófilos e de visitantes da exposição regional de Orquídeas. O secretário de Turismo também sugeriu em sua manifestação, a elaboração de um projeto público-privado para o plantio de orquídeas em logradouros públicos da cidade, embelezando e estimulando o turismo e o cultivo da planta em Santo Ângelo, a exemplo do que acontece em Canela, na Serra Gaúcha, conhecida com a “Cidade das Hortênsias”. Vando justificou a sugestão dizendo que o Governo Municipal trabalha com projetos para alavancar o turismo na Capital das Missões, buscando fomentar o setor para a geração de emprego e renda, e que as orquídeas são flores de rara beleza. 
Além da exposição e comercialização, a 11ª Exposição Regional de Orquídeas teve comissão de jurados para avaliação das plantas e reunião do Polo Noroeste dos Orquidófilos.

Fotos: Divulgação