1º percurso internacional do Caminho das Missões inicia neste sábado

  • Peregrinos percorrerão 750 quilômetros em terras paraguaias, argentinas e brasileiras. Recepção em Santo Ângelo em 15 de setembro com a “Missa da terr

    Assunto: Turismo  |   Publicado em: 19/08/2019 às 10:03   |   Imprimir

Neste sábado, dia 17, data em que o Caminho das Missões completa 18 anos de jornada turística pelas trilhas que deram origem à América, peregrinos partirão de San Ignácio Guazu, no Paraguai, para uma caminhada de 29 dias passando pela Argentina, abrindo oficialmente o roteiro tri-nacional Jesuítico-Guarani. A recepção aos peregrinos será dia 15 de setembro, em Santo Ângelo, com a realização do espetáculo “Missa da terra sem males”, no Largo da Catedral Angelopolitana, Centro Histórico, com a presença de representantes dos 30 povos missioneiros. 
Na manhã desta quinta-feira, 15, no Centro de Cultura, a Operadora Caminho das Missões e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, receberam a imprensa santo-angelense para destacar a importância deste roteiro como impulso para o turismo missioneiro em território internacional e como fator de desenvolvimento socioeconômico para Santo Ângelo, para o Rio Grande do Sul e para o país. 
O prefeito em Exercício, Bruno Hesse, disse na ocasião que o município tem trabalhado em grandes projetos para o turismo, lembrando as tratativas para a ampliação do Aeroporto Sepé Tiaraju que ganhará condições de receber aeronaves de grande porte, voos internacionais e as articulações da gestão municipal para o incremento do setor junto às demais esferas de governo e até mesmo em caráter internacional.
Hesse também enalteceu o trabalho persistente dos empresários José Roberto de Oliveira, Marta Benatti e Romaldo Melher, na condução da Operadora Caminho das Missões, em propagar o potencial turístico dos 30 povos missioneiros e impulsionar o desenvolvimento de Santo Ângelo e da Região das Missões. 
“Estou feliz na condição de secretário de Turismo de estar participando deste projeto internacional grandioso e único. As coisas estão acontecendo para o desenvolvimento turístico de Santo Ângelo e da região”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Vando Ribeiro de Souza, no lançamento do Caminho Internacional das Missões à imprensa local. Ele lembrou que nesta semana a Assembleia Legislativa gaúcha reconheceu o projeto Rota Missões como fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e que o Governo Municipal está fazendo a sua parte para o crescimento do setor. 
Vando Ribeiro usou como exemplo de desenvolvimento do turismo em Santo Ângelo o investimento na ampliação da rede hoteleira, citando a inauguração do Villas Hotel e de outro que deverá ser inaugurado em breve. “O Governo Municipal está atuando junto com os empresários e o turismo está sendo o braço direito para o movimento da economia, gerando emprego e renda”, afirmou o secretário.
Os empresários José Roberto de Oliveira e Marta Benatti, da Operadora Caminho das Missões, argumentaram que a caminhada internacional, que percorre as trilhas guaranis, os caminhos de padres e índios, entre arquitetura, história, gastronomia, florestas e campos, pelo Paraguai, Argentina e Brasil, é uma experiência magnífica. “Peregrinar é sentir e conhecer a história das Missões. Nós estamos fazendo história”, declarou José Roberto. Para Marta Benatti, a peregrinação pela terra vermelha missioneira é um ‘mergulho’ na história da formação da América.
O secretário-adjunto do Turismo, Realdi Almeida, e o coordenador do SINE, Maikel Fernandes Raasch, também participaram do ato de lançamento da caminhada internacional. 
ROTEIRO
A cerimônia que marcará a saída dos peregrinos será às 18h30min, em San Ignácio Guazu (Paraguai), a primeira redução Jesuítica-Guarani do ano de 1609. Nos dias seguintes caminharão por Santa Maria de Fé, Santa Rosa de Lima, Santiago, Ayolas, San Cosme e Damiam, Coronel Bogado, Fram, La Paz, Jesús, Trinidad e finalmente Bela Vista, no dia 29, quando chegarão à Argentina, em Córpus. 
No dia 30, partem para San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Mártires, Santa Maria Maior, Itacaruaré e San Javier, chegando ao Brasil no dia 5 de setembro, em Porto Xavier.
No dia 6 de setembro, seguem à Assunção do Ijuí, depois Pirapó, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró, São Miguel, Carajazinho, São João Batista, Entre-Ijuís e finalmente chegando a Santo Ângelo no dia 15. 
A Caminhada Internacional tem um percurso de 750 quilômetros, pelos territórios do Paraguai, Argentina e Brasil, passando por sete patrimônios culturais mundiais. “As três pátrias unidas, lançam um produto turístico da América para o mundo”, concluíram os empresários da Operadora Caminho das Missões. 
Maiores informações podem ser obtidas no site www.caminhodasmissoes.com.br, ou pelos telefones: (55) 9 84058528 - (55)3312-9632. E-mail: caminho@caminhodasmissoes.com.br

Fotos: Fernando Gomes