População aprova projeto “Prefeitura nos Bairros”

  • Medidas do Executivo levarão água e luz para mais de cem famílias dos bairros Rosenthal e parte do Santo Antônio

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 10/04/2017 às 12:43   |   Imprimir

Aproximar a gestão municipal dos cidadãos e cuidar do cotidiano das comunidades através da oferta de uma gama de serviços, são objetivos centrais do projeto “Prefeitura nos Bairros”, que a administração de Santo Ângelo, realizou na quinta e sexta-feira, abrangendo os bairros Santo Antônio, São João e Rosenthal.

A programação iniciou na manhã de quinta-feira, com uma reunião entre o prefeito Jacques Barbosa, o superintendente da CORSAN, João Corin, e moradores dos bairros cobertos pelo projeto, quando ficou acertado entre município e a companhia de abastecimento, a ligação de água para cerca de 60 famílias que residem na área. Jacques declarou que a administração municipal tem centrado seu trabalho na regularização dos lotes. Na parceria firmada, a prefeitura cederá o maquinário para a instalação das redes e a repavimentação, enquanto a CORSAN fará todas as ligações prediais. Ainda na quinta-feira, equipes das secretarias municipais de Obras e de Habitação efetuaram o cadastramento dos moradores sem abastecimento de água.

Na sexta-feira pela manhã, os moradores já receberam os documentos necessários para a ligação das unidades habitacionais à rede de água. Os primeiros a receberem seus documentos, Miguel Mattos da Silva e Ângela Souza de Oliveira Maciel destacaram que foi uma longa espera. As obras tiveram início na sexta-feira mesmo, com a abertura das valas para instalação da canalização.

Na próxima semana, o prefeito estará protocolando projeto na Câmara de Vereadores, transformando em lei o decreto que declara a área como Zona Especial de Interesse Social, atendendo a exigência da Rio Grande Energia (RGE), o que permitirá a instalação da rede de energia elétrica aos moradores.

Os moradores aprovaram as ações realizadas pelas secretarias municipais e destacaram a importância do diálogo direto com o prefeito e sua equipe de colaboradores. Na opinião do presidente do Núcleo Comunitário do Bairro Santo Antônio, Eduardo de Matos, o mutirão permitiu muitas melhorias nas comunidades assistidas pela primeira edição do projeto Prefeitura nos Bairros. “Foi uma boa escolha terem feito o primeiro mutirão aqui. Nossos vizinhos do Bairro Rosenthal, por exemplo, não tinham água nem luz, e agora estão tendo seus documentos encaminhados para a regularização. É muito bom”, comemorou.

O prefeito Jacques Barbosa destacou que ações como estas serão rotinas em sua gestão, aproximando ainda mais o Poder Público Municipal da população. “Este é nosso compromisso: manter o diálogo permanente com as comunidades”, assinalou o prefeito.

SERVIÇOS

Foram inúmeros serviços prestados aos moradores dos bairros atendidos pelo projeto. Além de deslocar o parque de máquinas para atender as necessidades prementes das comunidades, foram ofertados serviços na área da saúde e cultura.

Todas as ruas dos bairros foram patroladas e as ruas Missões, Independência e o acesso ao núcleo comunitário, receberam cascalho e fresagem de asfalto. Lixos e entulhos, podas de árvores e galhos foram recolhidos e encaminhados à destinação correta. As secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente também prestaram serviços de esgotamento de fossas sépticas.

Agentes da Dengue e da Vigilância Ambiental visitaram os imóveis dos bairros para a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos e passar orientação aos moradores sobre a retirada de entulho e lixos. Ainda na área da saúde, com o auxílio de acadêmicos dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Educação Física da URI, a Secretaria Municipal da Saúde, realizou a aferição da pressão arterial, índice glicêmico, medida do índice de massa corporal e outros atendimentos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, esteve presente para atualizar o Cadastro Único do governo Federal, realizar a pesagem de crianças beneficiadas com o Bolsa Família e outros serviços de orientação.

A Secretaria Municipal de Cultura ofereceu oficinas de artesanato para as famílias dos bairros atendido pelo projeto.

De acordo com o chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, o balanço das atividades será apresentado ao prefeito Jacques Barbosa nesta segunda-feira, 10, durante a reunião semanal com a equipe de governo.