3)Regularização, aprovação de projetos, vistorias habite-se e outros.

  • Publicado em: 16/03/2015 às 08:10   |   Imprimir

3)        OBRAS

 

O QUE FAZER PARA CONSEGUIR A CERTIDÃO DE USO DE SOLO OU ZONEAMENTO?

Deve-se fazer um requerimento no protocolo e depois que ela estiver pronta, +- uns 10 dias, dirigir-se até o expediente de obras para retirá-la.
taxas: (protocolo 5 uf´s) + (certidão 12uf`s).


O QUE FAZER PARA SOLICITAR O ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO?

Deve-se protocolar um pedido de demolição de área ( total ou parcial):
- Paga-se 0,20 uf`s por m² à demolir.

- Protocolar com os seguintes documentos:

- Certidão de medidas e confrontações 15,0 UF

- Termo de Vistoria: 30 UF´S

- Requerimento ( protocolo ): 5 UF´S.


O QUE FAZER PARA PEDIR O HABITE-SE?

Depois da planta aprovada, a casa ou o comércio, ou seja, a construção deve estar pronta e de acordo com o projeto aprovado. Marca-se uma vistoria com o imóvel aberto, depois paga-se o ISS e no fim o habite-se.

ISS: (3% sobre) paga-se a taxa de acordo com a metragem e o padrão da
construção.
O habite-se a taxa é fixa de 35 uf`s ou 25 uf´s se for casa geminada ou conjunto residencial (paga-se uma taxa por unidade).


ESTOU DEVENDO IMPOSTO, NO MOMENTO NÃO POSSO PAGAR E QUERO DAR ENTRADA PARA APROVAR PLANTA POSSO?

Obs: Mesmo estando devendo imposto a pessoa pode aprovar uma planta ou qualquer outro processo que exija certidão, pois agora não se exige mais certidão negativa de débitos nos processos, sómente certidão de medidas e confrontações.

GOSTARIA DE SABER SE PRECISA FAZER PLANTA PARA CONSTRUIR SÓ UMA EDÍCULA?
Qualquer construção precisa de planta, mesmo que seja pequena, mas só uma edícula, a prefeitura não aprova, a pessoa tem que fazer também a casa principal. No caso de querer sómente uma construção pequena no terreno, deve se obedecer os recuos de fundo e laterais que constam na lei.


TENHO UM TERRENO PERTO DA PRAIA E QUERIA FAZER UMA CASA GEMINADA, O QUE DEVO FAZER?

Não se pode construir casa geminada perto da praia e nem desmembrar terrenos nesse local.


TENHO UMA CHÁCARA E GOSTARIA DE DESMEMBRA-LA, O QUE DEVO FAZER?

Não se pode desmembrar chácara.


O QUE EU FAÇO PARA DESMEMBRAR O TERRENO?

Para desmembrar o terreno é preciso contratar um responsável técnico (engenheiro ou arquiteto) e dar entrada na prefeitura. Se tiver construção no local e não tiver planta é preciso regularizar a obra

Documentos necessários:

- Requerimento

- Certidão de medidas e confrontações

- Termo vistoria

- Procuração com firma reconhecida

- Declaração ISS resp. técnico Art Memorial de desmembramento

- Taxas 1 uf

- Protocolo 5 uf´s

- Certidão 15 uf´s

- Termo vistoria 30 uf´s

- Alvará 10 uf´s

- Taxa desmembramento depende da metragem do terreno 0,10 uf´s por m² até 40.000m.


O QUE FAZER PARA CONSEGUIR A CÓPIA DA PLANTA DE UM IMÓVEL?

Se a pessoa já tiver em mãos o nº do processo que aprovou esta planta, é só ir até o protocolo e fazer o requerimento solicitando a cópia, caso não tenha o número, deve se dirigir até o cadastro, fazer levantamento na ficha do imóvel para pegar o número e depois ir ao protocolo.

. Caso não seja o proprietário é preciso uma procuração dele para fazer esse pedido. Paga-se 5 uf´s pelo protocolo.

 

O QUE FAZER PARA CONSEGUIR A 2ª VIA DO HABITE-SE, ALVARÁ DE CONSERVAÇÃO OU ALVARÁ DE LICENÇA DE UM IMÓVEL?

O mesmo procedimento da cópia planta, requerer caso já tenha o nº ou fazer levantamento no cadastro ir ao protocolo e fazer o pedido.

Paga-se 5 uf´s pelo protocolo e depois que a 2ª via ficar pronta paga-se 10 uf´s por ela.

Para construir contratar engenheiro ou arquiteto.

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APROVAÇÃO DE PLANTAS

- Requerimento

- Certidão do imóvel ( medidas e confrontações)

- Termo de vistoria

- Procuração com firma reconhecida

- Declaração de I.S.S. do responsável técnico.

- Art. Memorial descritivo - 3 vias

- Cálculo fossa/sumidouro - 3 vias

- Projeto em 1 via para pré-análise ( após devidas correções 5 vias )

OBS: Caso for efetuar desmembramento de lote, anexar 3 vias de memorial
de desmembramento.

Para regularizar a obra contratar ou arquiteto


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONSERVAÇÃO DE PLANTAS

- Requerimento

- Certidão do imóvel (medidas e confrontações)

- Termo de vistoria

- Procuração com firma reconhecida

- Declaração I.S.S. do responsável técnico

- Art.

- Laudo Técnico - 3 vias

- Projeto em 1 via para pré-análise ( após devidas correções 4 vias )

OBS: Caso for efetuar desmembramento de lote, anexar 3 vias de memorial
de desmembramento.

- Protocolo 5 UF

- Certidão 15 UF

- Termo Vistoria 30 UF

- Alvará 10 UF

- Aprovação (construir) 1 UF por metro

- Conservação (regularizar) 5 UF por metro


TAXAS DIVERSAS

Busca 2 UF

Certidão Uso Solo 12 UF

Transferência 5 UF

Habite-se 35 UF

Habite-se geminada 25 UF

Nota: quando for geminada paga-se 25 UF cada casa.


SUBSTITUIÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO

- Protocolar com os seguintes documentos: ( protocolo 5 UF)

- Alvará de construção

- Art.

- Declaração de ISS - do responsável técnico

- Procuração do Proprietário com firma reconhecida


RENOVAÇÃO DE ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO

- Protocolar com os seguintes documentos ( protocolo 5 UF)

- Declaração de ISS

- Procuração do Proprietário com firma reconhecida

- Renovação 0,5 UF´s por m² de construção


QUANDO O TÉCNICO FOR FALECIDO OU NÃO FOR MAIS INSCRITO NA PREFEITURA, PARA EXPEDIÇÃO DO HABITE-SE É NECESSÁRIO SOLICITAR:

- Laudo elaborado por um novo técnico

- Art


PARA SUBSTITUIR DENOMINAÇÕES DE ÁREA PARA INSS E PARA SEPARAR IPTU:

- Requerimento: Solicito que seja aprovado o novo quadro de áreas conforme
o processo nº_________/____

- Para obtenção de CND junto ao INSS.

- Certidão Negativa (solicitar sempre),

- Custo: Protocolo, Certidão, 30 UF.(da análise) e 10 UF. (do alvará).

- Termo de vistoria (para processo aprovado mais de 1 ano).

 

QUANDO CONSTRÓI EM LOTE TROCADO:

- Protocolar pedido esclarecendo.

- Certidão Negativa

- Termo de Vistoria

- ART

- Declaração ISS

- Devolver todos os documentos. (Plantas, Memoriais, Alvará)

- Custo: Taxa de expedição do alvará 10 UF. e Carimbos 5 UF. Cada.

 

CONTATO:

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

Endereço: R. Marechal Floriano, 160 - 98801-650

Fone: 55.3312.1995 / 3312.2977 /3312.8144 /3312.8253 Fax: 3313.2590

e-mail: obras@santoangelo.rs.gov.br

Setor de Projetos: projetos@santoangelo.rs.gov.br

Certidões: certidoes.obras@santoangelors.com.br

Atendimento:
Manhã: 08h30min às 11h30min

Tarde: 13h às 16h