Moradores reivindicam infraestutura em área do Bairro Tesche

  • Comissão foi recebida no gabinete pelo prefeito Jacques Barbosa

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 23/05/2017 às 10:02   |   Imprimir

Liderando uma gestão disposta ao diálogo e à solução de problemas da comunidade, o prefeito Jacques Barbosa recebeu nesta segunda-feira, 22, pela manhã em seu gabinete, uma comitiva de moradores de trecho da Rua Mansueto Bernardi, no Bairro Tesche, juntamente com o vereador Ademir Queiroz, que reivindicaram a instalação de infraestrutura de abastecimento de água e rede de energia elétrica. 
De acordo com a manifestação dos moradores, os terrenos foram adquiridos pelas famílias e entregues pelo antigo proprietário sem a infraestrutura prevista em lei (água, luz e arruamento) e sem a devida liberação pela municipalidade. Fatos que deixaram muitas famílias – em sua maioria de baixa renda – sem os benefícios básicos e que tem gerado protestos por parte dos moradores. O caso foi parar na justiça e, segundo a comitiva, a decisão do judiciário é de que o município deveria garantir a infraestrutura básica, já que na época não houve a fiscalização por parte do setor competente.
O prefeito Jacques Barbosa informou à comitiva o cenário econômico do município, mas ressaltou que não se furtará em ajudá-los, no contexto da legislação. “Nossa prioridade é a regularização fundiária e oferecer condições dignas de moradia a todas as famílias. Vamos fazer tudo dentro da lei e isso pode demandar um tempo maior que as nossas expectativas”, disse. Jaques assumiu o compromisso de encaminhar Projeto de Lei de alteração do Plano Diretor do Município para outorgar a área como Zona Especial de Interesse Social e encaminhar projetos junto à Corsan e à RGE para a execução das melhorias necessárias à comunidade, normalizando o abastecimento de água e possibilitando a instalação da rede de energia elétrica, assim como já está sendo feito no Bairro Rosenthal. O prefeito também afirmou que vai buscar recursos para garantir o calçamento da área em questão. 
O chefe do Executivo agendou para esta quarta-feira, 24, uma visita à área, acompanhado do secretário municipal da Habitação e técnicos da Corsan para uma avaliação mais criteriosa da situação dos moradores de trecho da Rua Mansueto Bernardi.

Fotos: Fernando Gomes