RGE mapeia bairros para instalação de energia elétrica

  • 87 famílias do Rosenthal e do Neri Cavalheiro serão contempladas com luz elétrica e iluminação pública. Previsão é de 60 dias

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 10/08/2017 às 10:00   |   Imprimir

O drama das 87 famílias dos bairros Rosenthal e Neri Cavalheiro que sensibilizou o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse e toda a equipe do Governo Municipal, pelas condições a que estavam submetidas, sem estrutura de abastecimento de água e de energia elétrica por quatro anos, está com os dias contados. Nesta semana, técnicos da Rio Grande Energia (RGE) e da Secretaria Municipal de Habitação estiveram nos bairros dando início ao mapeamento dos postes que serão instalados nas vias públicas e nas residências para oferecer energia elétrica às famílias. A previsão é de que as obras estejam concluídas em 60 dias. 
O prefeito em exercício Bruno Hesse, o secretário Everaldo Oliveira, o diretor Rodrigo Flores e o topógrafo da Secretaria Municipal da Habitação Mauro Camargo, acompanharam o trabalho dos técnicos da RGE nos bairros, na manhã de terça-feira, 08. 
O secretário da Habitação informou que no Bairro Rosenthal serão instalados 25 postes nas vias públicas e 60 nos pátios das residências, enquanto que no Neri Cavalheiro, 12 nas vias e 25 nas propriedades. Everaldo lembrou que o Governo Municipal tem dedicado atenção especial no contexto da política de regularização fundiária. Para chegar até esta etapa do processo, as famílias do Bairro Rosenthal foram submetidas a um laudo social, receberam o Termo de Posse dos terrenos e a numeração predial, exigências legais para a instalação do abastecimento de água na comunidade, um dos principais pleitos dos moradores e já consolidada, numa parceria estabelecida entre Governo Municipal e CORSAN. 
Para a implantação da rede de energia elétrica, explica Everaldo, serão instalados os cordões de meio-fios e alguns terrenos sofreram recuos em relação ao arruamento para atender a normas específicas da RGE e permitir o início da colocação dos postes de iluminação. “É preciso destacar que foram executados os projetos ambientais, levantamento topográfico, visitas sociais e o projeto técnico da RGE. As alterações feitas nos terrenos foram realizadas pelos próprios moradores sob a supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal de Habitação”, afirmou. 
Acompanhando o mapeamento feito pela RGE, o prefeito em exercício Bruno Hesse ouviu a satisfação dos moradores com a infraestrutura que o Governo Municipal, articulado com a CORSAN e a RGE, está proporcionando nas comunidades. Hesse afirmou que o Município já está elaborando projetos para a captação de recursos vislumbrando uma futura pavimentação com pedras poliédricas das ruas do Bairro Rosenthal, concluindo assim, a oferta de condições dignas para as famílias trabalhadoras da comunidade. O prefeito em exercício anunciou também que com a instalação dos postes nas vias, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, estará providenciando a colocação das luminárias nos bairros que receberão energia elétrica. 
“Imaginem como era a situação destas famílias, há mais de quatro anos sem água e sem luz?”, questionou o representante da comunidade à comitiva do Governo, Fábio Conceição, contando que muitos moradores colocavam em risco a própria vida usando ligações elétricas precárias. “Agora estamos satisfeitos e reconhecidos pela atenção da administração, já que não fomos ouvidos pelo prefeito anterior”, desabafou.

Fotos: Fernando Gomes