Obras e serviços impactam na infraestrutura urbana do Bairro Castelarin

  • Vinte quadras de asfalto, modernização da iluminação, reforma na UBS, e prestação de serviços foram realizadas pelo Programa Prefeitura nos Bairros

    Assunto: Bairros  |   Publicado em: 12/07/2021 às 08:08   |   Imprimir

Uma incursão do Governo Municipal com servidores e maquinário, por meio do Programa Prefeitura nos Bairros, aprimorou a infraestrutura urbana do Bairro Castelarin, com a realização de obras e prestação de serviços diversos, privilegiando o arruamento, a iluminação pública, limpeza urbana, ações de saúde e assistência social.
O prefeito Jacques Barbosa instalou seu gabinete, juntamente com todas as secretarias de governo, e acompanhou de muito próximo às reivindicações dos moradores determinando o atendimento de pleitos e fazendo encaminhamentos para execução posterior, em algumas situações que exigem outros procedimentos.
Jacques destacou que o Programa Prefeitura nos Bairros é compromisso de gestão e que será uma ação constante de governo e já anunciou duas novas comunidades a serem atendidas nas próximas edições, ainda no mês de agosto: o Bairro José Alcebíades de Oliveira e o Distrito Sossego. “Vamos deslocar todo o governo para os bairros e distritos e fazer o que tem que ser feito. Administrar é ouvir as pessoas e isso se faz estando nos bairros, conversando com os moradores e procurando atender as demandas das comunidades”, declarou.
O prefeito também esteve visitando os moradores, acompanhado do vice-prefeito Volnei Teixeira, do deputado Eduardo Loureiro, secretários municipais, diretores de departamentos da administração pública e vereadores.
INFRAESTRUTURA
Obras de infraestrutura renderam mais de vinte quadras asfaltadas, desde o acesso pela Rua Antônio Neto, e em várias vias que interligam o Bairro Castelarin a comunidades adjacentes. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, foram asfaltados trechos das ruas Antônio Neto, Oscar Ernesto Jung, principais vias de acesso ao bairro, além das travessas Luís Carlos Rocha; Alvorada, da Paz; e Avenida Beira-Rio. O investimento em pavimentação asfáltica supera a casa dos R$ 300 mil.
As ruas asfaltadas também receberam a pintura da sinalização viária e serão contempladas com a instalação de redutores de velocidade em alguns trechos.
Luminárias Led também foram instaladas nas vias do bairro, em substituição às lâmpadas de alta pressão, garantindo mais luminosidade, mais segurança e redução nos custos da iluminação pública. Medeiros lembrou que várias ruas do bairro já foram contempladas com a parceira firmada entre a RGE e o município para a modernização do sistema de iluminação pública.
Segundo o secretário, foram realizados serviços de podas de árvores, limpeza urbana, retirada de entulhos e esgotamento de fossas sépticas.
SAÚDE
Além de vários serviços prestados na área da saúde como aferição da pressão arterial e da glicemia, vacinação contra a H1N1, o Governo Municipal entregou à comunidade do Bairro Castelarin as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende a população de milhares de pessoas das localidades adjacentes.
O secretário municipal da Saúde, Flávio Christensen, diz que foram realizadas a pintura externa, reparos internos nas redes elétrica e hidráulica, ajardinamento e o cercamento do prédio.
“CABIDE DO BEM”
Enquanto assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social visitaram as residências para atualização cadastral das famílias que recebem algum benefício dos programas sociais e levantamentos para o Banco de Materiais de Construção, a Central do Bem organizou o “Cabide do Bem”, com a distribuição de roupas, calçados e agasalhos.
A primeira-dama Juliana Barbosa informou que foram doadas às famílias cadastradas na Central do Bem, mais de 500 peças e oram efetivados novos cadastros garantindo acesso à população daquela comunidade aos serviços prestados pelo espaço solidário.
OUTROS SERVIÇOS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação fez visitas aos estabelecimentos comerciais do bairro com orientações e explanação sobre serviços para os comerciantes locais.
Em parceria com a Associação dos Servidores Policiais Militares das Missões (ASPOMM) e moradores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural iniciou a instalação de uma horta comunitária no bairro.
AGRADECIMENTO
Em nome dos moradores, Samuel dos Santos Ramos e Paulo Sérgio Rodrigues, agradeceram pelo novo perfil dado ao bairro com as obras de qualificação da infraestrutura urbana e dos serviços prestados pelo Governo Municipal.
Eles levaram até o prefeito Jacques Barbosa e ao vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira, um abaixo assinado encaminhado pela comunidade no ano passado, e agradeceram pelo atendimento das pautas em sua integralidade. Segundo os moradores, o vice-prefeito ouviu a comunidade e auxiliou na elaboração dos pleitos apresentado ao prefeito e executados em sua totalidade.
 
Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes